domingo, 27 de setembro de 2009

Defesa: Isabella pode ter cortado tela e caído de janela

Além da tese de a menina Isabela Nardoni, 5 anos, ter sido jogada da janela do edifício London, em São Paulo, por uma terceira pessoa, como um assaltante, a defesa agora defende que a criança pode ter sido vítima de acidente doméstico. O advogado Roberto Podval disse, em entrevista ao Fantástico, que a menina poderia ter se assustado ao acordar e ver que estava sozinha. Ela teria então cortado a rede de proteção da janela e caído na tentativa de encontrar alguém da família.
Isabella foi encontrada ferida, no dia 29 de março de 2008, no jardim do prédio onde moram o pai, Alexandre Nardoni, e a madrasta, Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, na zona norte de São Paulo. Segundo os Bombeiros, a menina chegou a ser socorrida e levada ao Pronto-Socorro da Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta da 0h.
Em depoimento à polícia na época, o pai da menina afirmou que o prédio havia sido assaltado e a garota teria sido jogada por um dos bandidos. Segundo o Fantástico, Nardoni mantém a posição. Ele diz que saiu do carro com a filha no colo, entrou no elevador e foi até o apartamento. Segundo ele, Isabela não estava ferida.
Em 2008, a polícia de São Paulo descartou a possibilidade de acidente na morte de Isabella. Segundo o delegado Calixto Calil Filho, sangue encontrado no quarto e um buraco na tela de proteção de uma janela reforçam as suspeitas da polícia de homicídio.
O promotor Francisco Cembranelli disse que Isabella jamais faria isso. "Todas as formas foram investigadas. E até procurou-se estabelecer uma forma de comportamento de Isabella e chegou-se à conclusão de que se tratava de uma criança extremamente dócil e tranquila. Ela jamais praticaria um fato dessa envergadura, dessa natureza", afirmou Cembranelli ao Fantástico.
Outro casoEm julho deste ano, a mãe deixou a filha sozinha em um apartamento por cerca de 20 minutos e a garota caiu do 5º andar. O circuito interno gravou o acidente, inclusive o momento da queda. A polícia descartou a participação dos pais da criança no incidente.

Redação Terra

Homem é preso acusado de abusar sexualmente de domésticas

Um empresário foi preso nesta semana em Curitiba, acusado de molestar sexualmente de mulheres que se candidatavam para trabalhar como doméstica em sua casa. Segundo reportagem do telejornal Fantástico, as mulheres eram atraídas por anúncio, com promessa de salário de R$ 1,2 mil mensais.
Mulheres que não se identificaram disseram ao Fantástico que Jamar Amine Domit abusou sexualmente delas, as obrigava a trabalhar como domésticas, não as pagava e ainda ficava com seus documentos. O empresário foi preso quando mantinha uma mulher em cárcere privado em seu apartamento, numa região nobre da capital paranaense.
A polícia recolheu no local documentos, como carteiras de trabalho, e objetos pessoais de possíveis vítimas. Segundo a polícia, 117 mulheres passaram pelo apartamento do empresário de janeiro a agosto deste ano. Uma delas disse à polícia que só conseguiu deixar o local após ameaçar se jogar do edifico.

Redação Terra

Para Cabral, mérito sobre desfecho de sequestro no Rio é da PM

Pela primeira vez desde o incidente que resultou na morte de um criminoso após o sequestro de uma comerciante em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral falou sobre a operação da Polícia Militar e o desfecho do fato. Ao lado do prefeito Eduardo Paes, durante lançamento do projeto de construção de uma delegacia neste domingo, ele disse que o mérito da ação é exclusivamente dos policiais envolvidos.
Para Cabral, caba ao governador somente dar autonomia e independência para que os responsáveis façam o possível para salvar a vítima. "O governador em nada opina, somente orienta o secretário de Segurança Pública para que escolha os melhores homens para conduzir a situação", disse.
O governador fez uma comparação com o incidente do ônibus 174, quando uma professora sequestrada acabou morta com um tiro depois de um erro dos policiais envolvidos. Para Cabral, o incidente de sexta-feira foi uma antítese de seu antessessor.
Durante entrevista à imprensa, o governador mostrou confiar na Polícia Militar, afirmando que os PMs são preparados para a situação e que ele apenas orienta a política de segurança pública, mas não comanda operação de resgate de vítimas.
O casoNa sexta-feira, depois de tentar roubar uma Kombi dos Correios, Sérgio Ferreira Pinto Júnior entrou em uma farmácia e fez Ana Cristina Garrido como refém. Ao ser ferido por PMs, o bandido foi para a rua com a comerciante como refém e acabou morto, com um tiro de fuzil na cabeça, disparado pelo major João Jaques Busnello, atirador de elite da corporação.
Com informações do O Dia.

PM prende pedófilo em São João de Meriti no Rio

Jorge Luiz dos Santos, 52 anos, foi preso em flagrante, neste sábado, no Rio de Janeiro, acusado de abusar sexualmente de uma menina de 10 anos. A denúncia de pedofilia foi feita pela mãe da criança, Jussara Lacerda Messias, 27 anos, que desconfiou dos presentes e do dinheiro que o homem dava para sua filha.
O homem estava com a menina, em casa, na rua Arlindo Alves Ferreira, no Jardim Meriti, em São João do Meriti, no momento da prisão. Conhecido na vizinhança pelo apelido de Buda, ele foi autuado na Delegacia de Atendimento a Mulher, em Belford Roxo.
A menina foi levada para ser medicada e será submetida a exames.
Os policiais do 21º BPM informaram que Buda estava abusando sexualmente da menina no momento da prisão

Polícia apreende 220 kg de drogas e armas em favela de Jundiaí

A Polícia Militar de Jundiaí, a 60 km de São Paulo, apreendeu na manhã deste domingo 220 kg de droga durante uma ação na favela São Camilo, no subúrbio da cidade. Além de entorpecentes, os PMs localizaram armas como pistolas e revólveres, munições e materiais utilizados para o tráfico. Ninguém foi preso
A droga apreendida - maconha e pasta de cocaína - estava dentro de um barraco. De acordo com o coordenador da apreensão, tenente Diogo Costa Tanjerama, quando a polícia chegou ao local, os responsáveis já haviam fugido. "O objetivo da operação era fazer uma espécie de 'pente-fino' no São Camilo. Acredito que os donos da droga e das armas perceberam a nossa ação no local e fugiram", explica.
O material apreendido, que inclui coletes à prova de bala e silenciadores, foi encaminhado à delegacia seccional de Jundiaí. A ofensiva deste domingo integra a Operação Saturação, iniciada na quarta-feira pela Polícia Militar de Jundiaí para apreender entorpecentes, armas e prender foragidos.


Redação Terra

Policiais e bombeiros protestam na Praia de Copacabana

27 de setembro de 2009

Policiais militares e bombeiros fazem, neste domingo, uma manifestação na Praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Cerca de mil pessoas - entre militares da ativa, reserva, familiares e simpatizantes - caminham pelo calçadão com faixas e cartazes que fazem denúncias aos baixos salários da categoria.
Os militares querem a aprovação da PEC/2008, que estabelece a equiparação salarial entre a categoria do Rio de Janeiro e a do Distrito Federal - a legislação diz que policiais e bombeiros não podem receber remuneração inferior aos colegas da capital.
A concentração da passeata é no Posto 6.

Policiamento Unitário é realidade em Juiz de Fora

25/09/2009
O Policiamento Unitário, sistema de ações preventivas de segurança pública, originado nos Estados Unidos, está sendo aplicado pelo 2° Batalhão de Polícia Militar nos projetos “Se essa Rua Fosse Minha”, “Corredores de Segurança” e “Patrulha Preventiva”, todos desenvolvidos na área de atuação da Unidade, em Juiz de Fora.
Segundo o Comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel Hernandes José Morais, “essa modalidade inovadora e ousada de policiamento tem obtido, junto aos moradores do município, reflexos altamente positivos na elevação da percepção da sensação de segurança e redução do medo do crime e da violência”.
Além disso, ainda conforme o Oficial, as opiniões e aceitação do novo sistema pela população são “extremamente favoráveis”. Ele explicou que no Policiamento Unitário, o militar atua como chefe de polícia local na rua em que é responsável, durante seu turno de serviço, quando no policiamento a pé.
Quando está com um veículo, o militar o estaciona em locais estratégicos ou em entroncamentos existentes nas principais vias, proporcionando visibilidade e sensação de segurança objetiva e subjetiva à população.

PM tira traficante de circulação em São João del-Rei

25/09/2009
SÃO JOÃO DEL-REI – Depois de receber uma denuncia anônima, por meio do número 190, policiais militares do 38° Batalhão compareceram à Rua José Bráulio Santana, Bairro Colônia do Marçal, onde algumas pessoas estavam comercializando drogas.
Ao chegar ao endereço indicado, os PMs não encontraram os suspeitos e iniciaram um rastreamento na região. Os integrantes da guarnição deram buscas em algumas pessoas suspeitas, até que chegaram ao traficante Geraldo Trindade Rosa, que conduzia uma bicicleta.
Com ele, foram apreendidos R$ 16,50 e dois tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 500g. Os PMs deram voz de prisão a Geraldo e o levaram para a delegacia do município, sendo ratificado o flagrante.

Comandante-Geral visita Centro Social de Cabos e Soldados

Um bate papo, um encontro informal com o objetivo manter contatos e estreitar ainda mais o relacionamento com os companheiros de trabalho. Assim, o Comandante-Geral da PMMG, Coronel Renato Vieira de Souza, definiu a reunião que aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 25, no Centro Social de Cabos e Soldados – CSCS, no bairro Gameleira. Ao iniciar sua fala, para cerca de 60 praças, dentre eles, 38 representantes dos núcleos regionais do interior, policiais e bombeiros militares de Juiz de Fora, Montes Claros, Valadares, Manhuaçu, Uberlândia, Pouso Alegre e outras cidades, o Comandante-Geral agradeceu o convite feito pelo Cabo Coelho, cumprimentou os presentes e ressaltou a importância do Centro Social para a PMMG.
Disse que “o comando reconhece, valoriza e sabe da importância das entidades de classe e que ali é um espaço democrático, aberto para discussão, com franqueza, responsabilidade e respeito e que conversar sobre a PMMG é fundamental”. Afirmou, também, que conversar, ouvir, dialogar, sugerir mudanças e respeito mútuo são linhas de ação de todo comandante. “Podem contar com meu apoio incondicional. Todos fazemos parte de uma grande equipe, que possui e busca de maneira incessante um único objetivo – o engrandecimento da PMMG, com repercussão no nosso ambiente interno e também no externo”.
GRANDE INSTITUIÇÃO
O Coronel Renato Vieira disse que a PM é uma grande instituição com, aproximadamente, 45 mil militares na ativa e outros 30 mil na reserva, que várias decisões foram tomadas em épocas diferenciadas, em contextos diferentes e que o objetivo era único: melhorar a Instituição e, conseqüentemente, proporcionar qualidade de vida a toda família militar. Disse também que “as pessoas são diferentes e que os momentos exigem ações diferentes”. Afiançou que preza muito pelo bem-estar da família policial militar e que várias medidas estão sendo adotadas em benefício do público interno. Citou o Plano Estratégico, o adicional de desempenho, o programa habitacional Promorar, que está evoluindo e que chegará ao ideal, os cursos descentralizados, as perspectivas de promoção e vários outras que buscam fortalecer a dignidade do militar.
Salientou também quanto à nova Resolução que trata da jornada de trabalho. Disse que o objetivo principal da norma é humanizar comportamentos. O oficial também apresentou indicadores de criminalidade, que apontam redução em várias modalidades de crimes, inclusive homicídios, e fez questão de frisar que o resultado excepcional é “graças ao desempenho individual de cada policial. Ações de prevenção e repressão, o esforço do policiamento preventivo inteligente, condutas operacionais e administrativas, são igualmente importantes no contexto da busca de resultados”, enfatizou. Num segundo momento do encontro, ele ouviu as sugestões, fez questão de anotá-las e respondeu inúmeras perguntas feitas pelos militares.
“O meu compromisso com a Instituição é valorizar o policial militar, criar um ambiente harmonioso, promover melhorias e trabalhar, junto com vocês, para solidificar a Instituição que será, no futuro, muito melhor que ela é hoje”, ressaltou o Comandante. E para atingir esses objetivos, manifestou a necessidade de união, harmonia, compreensão, proteção à PMMG, conjugação de esforços e afirmou que questões pessoais não devem ser confundidas com questões profissionais. Ressaltou também que continuará atuando dentro da legalidade e transparência e que “em todos os momentos, estará sempre aberto às discussões, de forma honesta, franca, leal e respeitosa”. Para tanto, afiançou que as “portas” do comando estão abertas, indistintamente.
FAMÍLIA POLICIAL
Ampliação do Centro Odontológico, dispensas para tratamento familiar, estudos, cursos. A postura do Coronel Renato em conversar com seus militares, ouvi-los e esclarecer dúvidas, sobretudo nas áreas de saúde e educacional, será um dos pontos que o 2o Sargento Jânio Castro da Costa, Diretor das Regionais do CSCS, vai levar por meio de suas visitas, aos integrantes dos núcleos representativos do Clube, sediados no interior. “Achei interessante abordar a criação de cursos profissionalizantes dirigidos aos filhos de militares, a partir dos Colégios Tiradentes”. O Sargento sugeriu a criação de uma Faculdade na PMMG.

RECONHECIMENTO
Esse conceito de comando sensibilizou o 2o Sargento Adalcinir da Silva Pereira, da 10a Cia Ind, de Ituiutaba, com 30 anos de serviços prestados à Corporação. “Vi, no comandante, uma pessoa humana, com a preocupação de valorizar o policial e é isso que vou levar para os policiais da minha cidade”, disse.
O Cabo Gedeon Eustáquio Ferreira, do 32o BPM, 16 anos de PM, ressaltou a flexibilidade do comando. “Tentar buscar a padronização de atitudes e conversar com a tropa é muito positivo”, disse.
O Cabo BM Luisinho Souza, do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, teve uma boa impressão do encontro. “Senti nesse comando muita lealdade com a tropa”.
O Cabo PM Adílson Maurílio, da 128a Companhia do 22o BPM, bairro Santa Lúcia, em Belo Horizonte, achou interessante a oportunidade de poder conversar com o Comandante-Geral e, mesmo de folga, aceitou o convite para estar presente. Sentou-se na última fila na sala de reuniões e esteve atento, durante as duas horas em que o oficial esteve no local.
O Presidente do CSCS, Cabo PM Álvaro Rodrigues Coelho, afirmou que “reunir no mínimo duas vezes ao ano é importante para integrar, tirar dúvidas e manter o canal de diálogo. “Esse é um dia especial para nós. Interagir é nosso objetivo. Sabemos que o comando não pode caminhar sozinho”.
Presente, ainda, o vice-presidente do CSCS, Cabo José Ferreira da Silva, com 33 anos de PM, que acompanhou atento toda reunião para levar a 600 associados, em Manhuaçu, as informações apresentadas pelo Comandante-Geral.
17a RPM
Durante o encontro, o Cel Renato anunciou também a mudança na articulação da Instituição com a criação da 17a RPM, em Pouso Alegre.
(Jornalista Márcia Cândido)

GUARÁ: Porte ilegal de armas e cumprimento de mandado de prisão

A PM/Policia Militar do Guará em apoio ao serviço reservado (P2), deslocaram-se até a localidade de Alto da Serra, próximo ao restaurante Tião da Sera, por volta de 14h00, para dar cumprimento ao Mandado de Prisão por Homicídio, em nome de um senhor, expedido pelo Estado de Santa Catarina, pela Comarca de Joaçaba e também pela Comarca do Município de Guarapuava. Foi efetuada busca no interior da residência do referido cidadão, sendo localizadas duas espingardas calibre 32, marca Boito e diversas cápsulas de munições de arma de fogo, de vários calibres.Na residência ao lado, que pertence ao filho do mesmo, a equipe logrou êxito na localização de um revólver, marca Taurus, cal. 38, com cinco munições intactas. Os detidos, juntamente com as armas apreendidas, foram conduzidos à 14° SDP, para que fossem tomadas as providências legais cabíveis.
FONTE: SD. Angela/16º BPMPublicado por: Miguel Angelo

Dois reféns de um sequestro em Hortolândia foram libertados nesta sexta-feira (25) pela Polícia Civil

EPTV
Dois reféns de um sequestro em Hortolândia foram libertados nesta sexta-feira (25) pela Polícia Civil. Os bandidos ficaram com os dois homens durante dois dias e já tinham pedido o pagamento de resgate à família, mas o valor não chegou a ser pago.
Ambos foram sequestrados na madrugada de quinta-feira (24). Um deles é dono de uma padaria no bairro Santa Clara I. Os bandidos assaltaram sua casa, que fica em cima do estabelecimento, e levaram as vítimas.
Segundo informações da polícia, os seqüestradores chegaram a pedir dinheiro para as famílias para que ambos fossem liberados. “Através de uma outra investigação que está sendo realizada lá em Campinas, nós conseguimos identificar o local do cativeiro”, afirma o delegado do DIG Campinas, Eduardo Miraldi.
As vítimas foram encontradas amarradas no porão de uma casa no bairro Santa Clara II. “Estavam bastante assustadas, mas estavam bem. Sem machucado, sem ferimento”, lembra Miraldi.
Por enquanto nenhum suspeito foi preso. “Prosseguem as investigações normalmente para que ocorra a identificação e a prisão dos autores do sequestro”, declarou o delegado do DIG Americana, Eduardo Navarro.
A investigação foi realizada em conjunto pela Polícia Civil de Hortolândia e as Delegacias de Investigações Gerais (DIG) de Campinas e Americana.Esse é o terceiro caso de sequestro na região neste ano, os outros dois aconteceram em Mogi Mirim.

PLANO DE CARREIRA DA POLÍCIA É CONCLUÍDO

O Delegado Geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, deverá apresentar na próxima quarta-feira ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, o plano de reestruturação das carreiras da corporação. Ontem, Paulo Neto recebeu pela segunda vez no mês em seu gabinete representantes de todas as categorias de servidores existentes na polícia.
Pelo plano, oito carreiras se transformarão em apenas uma (agente de polícia), com aumento salarial. Os carcereiros são os que ganharão o maior aumento, indo do atual salário-base de R$1.090 para R$1.466, um reajuste de 35%. Se contar o adicional de local de exercício e o adicional de insalubridade, esse profissional, se trabalhar em uma cidade com mais de 500 mil habitantes, terá uma remuneração mensal de R$2.813.
Outra mudança prevê que os próximos concursos para delegado exigirão aprovação no exame da OAB. Além disso, investigadores e escrivães terão referencias salariais iguais as do peritos.
E, para todos os profissionais, a progressão para a carreira se dará só por tempo de serviço e títulos, pondo por fim ao critério por merecimento, que, segundo sindicatos policiais, era apenas uma forma de se promover colegas de servidores em altos postos. O projeto será enviado à Assembléia ainda neste ano.

"OLHANDO PRO RABO DOS OUTROS"

"Os delegados da Polícia Civil decidiram, em assembléia realizada na manhã de ontem, não conceder mais entrevista a qualquer órgão da Imprensa, assim como ameaçaram fiscalizar as entrevistas fornecidas pela Polícia Militar para, posteriormente, comunicar o fato ao Ministério Público, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e ao secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto das Chagas Monteiro. Pediram também o apoio dos deputados estaduais contra as medidas e intimidações do secretário.
A reação é uma forma de protestar contra a exoneração de três delegados, pelo titular da SSPDS. De acordo com Lusimar Moura, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepol), além dessas medidas, os delegados afirmam que só vão trabalhar no horário estabelecido em lei, descartando plantões extras ou participação em operações extraordinárias.
"Ficou decidido que vamos cumprir estritamente a nossa carga horária, que é de 30 horas semanais. E na nossa relação com a Imprensa não vamos poder fornecer informações. Se a PM fornecer (entrevistas), vamos copiá-las (gravar) e enviá-las para o Ministério Público e para a OAB, além de exigir do secretário que afaste esses policiais. Já que ele censurou a gente, também tem que censurar os outros. Não só com relação ao direito de imagem, mas a tudo (entrevistas)", afirmou."
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=674398
O mais engraçado é que quando eles (Delegados) receberam tratamento diferenciado em relação à questão salarial, não lembraram de igualdade com a Polícia Militar.

Bandido é morto por atirador da PMERJ

Rio de Janeiro - A dona de uma farmácia na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, viveu momentos de horror nas mãos de um bandido, que a fez refém na manhã de ontem e, com uma granada nas mãos, ameaçava explodir tudo. Policiais tentaram negociar, mas o assaltante tirou o pino da granada por duas vezes. Passando mal e demonstrando muito nervosismo, a mulher se abaixou várias vezes. Um atirador de elite da Polícia Militar aproveitou o momento em que a refém se abaixou completamente, ainda entre os braços do assaltante, e disparou o fusil na cabrça do criminoso, que morreu na hora.
"O objetivo era sair com ele preso, mas, como ele queria ir para outro lugar, começou a demonstrar cada vez mais agressividade. Ele tirou o pino da granada a primeira vez, na segunda vez eque ameaçou efetuar o lançamento da granada - e como é uma granada de guerra, a vítima e ele seriam atingidos - decidimos neutralizá-lo, o que é da negociação tática", afirmou o comandante do 6 BPM (Tijuca), tenente-coronel Fernando Príncipe, explicando a atuação do atirador de elite. "Com as duas mãos, ele segurava a vítima, a granada e falava ao celular. A qualquer momento a granada poderia ser detonada, mesmo que ele não quisesse. Era só ele se atrapalhar", ponderou o comandante.
Chefe de planejamento e operações do 6º BPM (Tijuca), o major Busnello já estava posicionado no prédio em frente a farmácia, uma hora e meia antes do disparo que matou o criminoso, cerca de quarenta metros do local. "Foi difícil, ela poderia fazer um movimento abrupto", contou o major, que tem 16 anos de polícia e já foi do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Hipocrisia - Uma reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

Domingo, 27 de Setembro de 2009

Autor: * Marco Antônio Martins
Na atualidade, temos observado as mudanças que ocorrem em nossa sociedade, temos verificado a criação de leis que em sua gênese tem o escopo de proteger as crianças e os adolescentes.
Dizem alguns se tratar de lei pioneira em relação ao protetorado da infância e da juventude, mudança de um paradigma que mantinha as crianças em situação de risco.
Em sua criação, acreditaram que ela manteria a nossa juventude salvaguardada dos vários problemas sociais. Ledo engano. Ela apenas mascara o real objetivo que é o de continuar a deixar nossas crianças em situação de risco. Retira-se a autoridade dos pais, pois há com clareza um conflito de gerações. Esta lei criada para a proteção dos adolescentes provoca nos adultos uma coação – “entendida aqui como um receio de ser punido” - pois a geração dos nossos pais está acostumada a respeitar as leis, foram educados dessa forma.

PEC 300 no Pará

Cerca de 15 mil pessoas participaram, no domingo 20/09, em Belém do Pará, da 1ª Grande Marcha em favor da PEC 300, liderada pelos deputados federais Capitão Assumção e Major Fábio, relator da PEC 300 na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A caminhada contou com a adesão maciça da população. De acordo com o Major Fábio, “a mobilização dos policiais e bombeiros militares pela aprovação da PEC 300 ocorre em todo o País". Ainda, de acordo com o parlamentar, ele participará de outras marchas. No dia 25, estará no Piauí, no dia 27, no Rio de Janeiro e, depois, no Acre. O movimento em favor da PEC 300 está crescendo.