segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Policiais e bombeiros defendem no Rio criação do piso nacional para as duas corporações

Centenas de policiais militares e bombeiros participaram nesse domingo (25), em Copacabana, zona sul do Rio, de uma passeata pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300-A/2008, que prevê o estabelecimento de um piso salarial nacional para as duas categorias.


O objetivo da passeata era divulgar a PEC à população carioca. A PEC prevê que o piso nacional não poderá ser menor que o piso do Distrito Federal, que, de acordo com o relator da Proposta, deputado federal Major Fábio (DEM/PB), é de mais de R$ 4.200 (para soldados). Segundo ele, o piso do Rio para soldados é de cerca de R$ 900.

"O crime em Brasília é o mesmo [que em outros lugares do Brasil]. A bala lá em Brasília machuca do mesmo jeito que machuca aqui no Rio. Aliás, o Rio é até mais violento e o soldado aqui no Rio tem mais serviço", justifica o deputado. Segundo ele, a ideia é tentar levar a PEC 300 ainda neste ano ao plenário da Câmara dos Deputados, para que seja aprovada e encaminhada ao Senado Federal.

O parlamentar explicou que o compromisso da Comissão Especial da PEC era levar o projeto a discussão em conferências e audiências públicas em todos os estados brasileiros e que apenas cinco deles ainda não realizaram esses encontros. O Major Fábio propõe que seja criado um fundo para pagar o piso nacional e que, nesse fundo, sejam investidas verbas federais.

"Ou o policial ganha bem e se torna um profissional que tenha dignidade ou a violência no Brasil vai piorar, não vai melhorar nunca", afirmou o deputado. Segundo ele, também tramitam no Congresso propostas semelhantes para policiais civis e agentes penitenciários.

AGÊNCIA BRASIL

Família presencia assassinato de vaqueiro em Sacramento

Homem foi executado ao tentar defender a filha de 10 anos

FERNANDA PENNA

Um homem de 31 anos foi assassinado na zona rural de Sacramento, no Triângulo Mineiro, na tarde desse domingo (25). O crime ocorreu em uma fazenda e foi presenciado pela família da vítima. Segundo a Polícia Militar, o homem estava na porta de casa quando foi abordado por um assaltante armado.

O suspeito, de 25 anos, anunciou o assalto e rendeu também a filha da vítima, de 10 anos, que tentou correr para dentro de casa, quando foi agarrada pelo suspeito e agredida com tapas e puxões de cabelo. O pai tentou intervir, mas foi baleado e morreu no local. A mulher da vítima e outro filho conseguiram se trancar em um dos quartos da casa.

Após o crime, o suspeito fugiu com o carro da família. Minutos depois, ele capotou o veículo, sendo preso em flagrante. Ele confessou o crime e informou que havia jogado a arma em um matagal. Após uma busca no local indicado, os militares localizaram o revólver calibre 38 carregado com quatro cartuchos deflagrados e dois intactos.

Conforme a polícia, o autor do crime morava na cidade, mas é natural de São Paulo. Ele disse que agiu com a ajuda de um comparsa, que lhe dava cobertura em um outro veículo. O homem também confirmou à PM que a intenção era fugir para Uberaba. O comparsa não foi localizado.

PASSIONAL

Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, em Barbacena


Filho de 15 anos presenciou o crime

FERNANDA PENNA/VICTOR FONSECA

A polícia está à procura de um homem acusado de matar a ex-companheira na noite desse domingo (25) em Barbacena, na região Central do Estado. A vítima, de 32 anos, foi morta com facadas dentro de casa, no bairro Nove de Março. O suspeito do crime está foragido.

O sargento Carlos Eduardo, do 9° Batalhão da Polícia Militar, afirmou que o autor do crime foi à casa da mulher com a intenção de conversar. Os dois teriam terminado um relacionamento há pouco tempo. O filho da mulher, de 15 anos, teria atendido e chamado a mãe. Em seguida, o homem começou a desferir várias facadas na vítima.

Ferida, a mulher correu para o banheiro e o ex-companheiro fugiu. O adolescente arrombou a porta do banheiro, chamou o Samu e a polícia. A mulher foi socorrida com vida, mas morreu na Santa Casa da cidade.

Em Betim, homem é morto a tiros dentro de casa

FERNANDO COSTA
fernando.costa@otempo.com.br
A Delegacia de Homicídios de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, investiga desde a noite desse domingo (25) o caso de um homem que foi assassinado com tiros dentro da própria casa no bairro Vila Navegantes.


De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima, de 33 anos, foi atingida por cinco tiros. O crime pode estar relacionado ao envolvimento com o tráfico de drogas. Não há informações da autoria do homicídio.

Lavrador é baleado e suspeitos trocam tiros com a polícia em Boa Esperança

KARINA ALVES

Um adolescente de 17 anos foi apreendido e a Polícia Militar continua em busca de dois acusados de balearem um lavrador de 30 anos e trocarem tiros com a PM em Boa Esperança, no Sul de Minas.

De acordo com os militares, durante patrulhamento na noite do último domingo, o lavrador foi encontrado ferido, depois de ter sido baleado na perna e região lombar. Em rastreamento na região, o adolescente e os outros dois suspeitos de terem cometido o crime foram vistos pelos policiais. Minutos depois, ocorreu troca de tiros.

Segundo a PM, um dos suspeitos atirou contra a viatura e os militares revidaram os tiros. O adolescente foi cercado e apreendido, enquanto os outros dois fugiram pulando muros de casas.

Conforme a PM, ninguém ficou ferido com o tiroteio. O lavrador baleado foi internado no hospital da cidade.

PM prende sete suspeitos por tráfico no Triângulo Mineiro

LARISSA NUNES

A Polícia Militar prendeu, nesta segunda-feira (26), sete pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido.

De acordo com a PM, quatro suspeitos foram presos no bairro Universitário, e forneceram informações que ajudaram na prisão de outra parte da quadrilha, que estava no Bairro Boa Vista. No total, 3 quilos 715 gramas de cocaína foram apreendidos.

Os suspeitos foram levados para a Delegacia da cidade.

Polícia investiga presença de irmãs, de 14 e 17 anos, em cadeia masculina no RS

A Polícia do Rio Grande do Sul está investigando a presença de duas irmãs, de 14 e 17 anos, dentro de uma cadeia na região Metropolitana de Porto Alegre. Elas foram encontradas dentro do dormitório do Instituto Penal de Viamão, no domingo à tarde (25).


Dois presos, que estariam no mesmo dormitório, conseguiram fugir quando uma equipe da Polícia Militar chegou ao local. De acordo com a Polícia, as garotas foram encaminhadas ao Conselho Tutelar. Elas passaram por exames que irão identificar se, nesse período, tiveram algum tipo de relação sexual.

O diretor da cadeia, Otto Faleiro foi afastado para investigação.

O Tempo Online

Mulher é baleada no bairro Céu Azul

ANNA FLÁVIA NUNES
anna@otempo.com.br
Uma mulher, ainda não identificada, foi baleada na tarde desta segunda-feira (26) no bairro Céu Azul, região de Venda Nova. De acordo com a Polícia Militar, ela foi socorrida e levada para o Hospital Risoleta Neves, mas não há informações sobre seu estado de saúde.

Ainda segundo a PM, o principal suspeito é um adolescente de 17 anos que ainda não foi encontrado. A polícia não sabe o que teria motivado o rapaz a atirar na mulher.