sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Greve é uma oportunidade de colocar as coisas em seus devidos lugares.



A Comissão Organizadora da Mobilização Reivindicatória da Polícia Civil de Minas Gerais comunica os termos de operacionalização do protesto do próximo dia 16 de outubro de 2009
1 – Todos os policiais civis permanecerão no interior das unidades policiais durante o horário do expediente (assim não haverá corte de ponto);

2 – As portas das delegacias permanecerão fechadas, entretanto, deverão ser escalados servidores de maior vocação comunicativa para atender aos cidadãos e explicá-los sobre o ato e seus motivos, igualmente quanto às ligações telefônicas;

4 – Somente serão recebidas ocorrências relativas aos cumprimentos de mandados de prisão e prisões em flagrante (gastar o maior tempo possível nos mesmos);

5 – Deverá ser comunicada a paralisação com antecedência de 24h ao juízo de direito da comarca (no caso de pluralidade de varas, ao diretor do foro);

6 – Quaisquer incidentes ou dúvidas deverão ser solucionados através dos telefones: (31)2138-9898 ou (31)3272-7268, (31)8652 4588, (31)9309-3512;

7 – Como não haverá tempo em distribuir previamente para todas as unidades faixas e cartazes a serem afixados nas unidades policiais, sugerimos às que não receber material providenciar, ainda que em papel, nos seguintes dizeres: “24 horas de paralisação! A polícia civil de Minas Gerais, com os piores salários do país, pede respeito!”

Atenção: tão importante quanto o ato é a visibilidade através da informação aos cidadãos!

Providências posteriores:

Conforme deliberado em assembléia extraordinária, a Polícia Civil estará reduzindo gradualmente a produtividade, através de sua adequação de forma proporcional ao efetivo e à estrutura com a qual se trabalha.

Até o final do mês de outubro as coordenadas quanto à operacionalização desta providência serão encaminhadas aos servidores.

Policial civil, o atual movimento conta com o apoio e a participação maciça dos delegados de polícia e nossa união é imprescindível ao sucesso de nossas reivindicações. Não se deixe levar por eventuais pressões ou intimidações e faça a sua parte. Comuniquem aos sindicatos eventuais não adesões ou ingerências de chefias para que seja feito contato direto e pessoal e adotadas as demais providências.


Delegados e agentes da Polícia Civil fazem greve branca em Minas

Fonte: Blog da Renata



Polícia e ciclo completo

Amauri Meireles
Coronel da reserva da PMMG

A discussão sobre a segurança pública avançou, qualitativa e quantitativamente, desde que segmentos da sociedade civil organizada se engajaram no debate. Excelente! Ela é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos!

Marco significativo foi a Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), cuja etapa nacional foi realizada de 27 a 30 de agosto, em Brasília, com a participação de aproximadamente 3.000 pessoas, entre trabalhadores do setor, gestores públicos e sociedade civil, representando as 27 unidades da Federação, quando se definiu um conjunto de dez princípios e 40 diretrizes que servirão de base para a construção de uma política de segurança pública para o Brasil.

Há ótimas propostas, mas, pragmaticamente, devem ser vistas como aspirações, que passarão por análises de oportunidade estratégica, e exames sob a óptica do interesse social. Ficou evidente a necessidade de se debater a heterogênea massa de informações, denominada, equivocadamente, de doutrina de segurança. Conceituações básicas ainda estão em aberto e se discute o melhor acabamento, antes de se ter a solidez do alicerce. O alvo é a política de segurança pública, que se pretende que seja uma política de Estado. Qual a garantia para sê-lo? Como se diferencia uma política de governo ou de partido? E, segurança pública, o que é isso? É sinônimo de proteção? Dada pelo poder público ou realizada em área pública? Contra o crime ou contra qualquer ameaça à preservação e à perpetuação da espécie humana? É um produto? Produz-se segurança? É uma ação? Ou a ação de mitigar ameaças é uma defesa? Ou segurança seria um ambiente em que objetivamente as ameaças estão relativamente controladas e há crença subjetiva de que estão efetivamente controladas, concomitantemente? É utopia? Vive-se em um ambiente de insegurança? O que vem a ser (in)segurança social, segurança privada, proteção, vulnerabilidades, ameaças? E polícia? Corre atrás de ladrão e prende bandido? E o ciclo completo de polícia que, controverso, emplacou na Conseg duas diretrizes: a favorável, com 868 votos, e, com 446, a contrária? Para uns, ciclo completo é a Polícia Militar ou a Polícia Civil realizar a prevenção e a repressão criminal, plena e independente, isto é, inibir vontades, obstaculizar oportunidades, prender, lavrar a ocorrência, investigar autoria e materialidade de delitos, realizar diligências, instaurar inquérito policial. Dois órgãos fazendo a mesma coisa, indo de encontro à desejável especificidade! Um desperdício! Felizmente, parcial, pois excluíram atuações das polícias administrativas, de perícias, de desastres e a penal. E, em não se considerando as atividades desses ramos policiais, temos um ciclo incompleto da instituição polícia.

Os debates não devem estar ancorados em anseios classistas, em detrimento do interesse social. O tal ciclo completo de polícia deve ser discutido depois do sistema policial, precedido pela discussão sobre a defesa social, que sucederia o exame basilar do provimento da proteção social.

Fonte: Blog da Renata

Homem de 40 anos é preso com mais de cem pedras de crack em Nova Lima

LARISSA NUNES


Um homem, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, foi preso na noite desta sexta-feira (16), com mais de cem pedras de crack, em Nova Lima, na Grande BH.

Seguindo uma denúncia anônima, policiais conseguiram prender o suspeito em flagrante, no bairro Vargas do Sítio, com 144 pedras da droga.

Ele foi levado para a Delegacia Regional de Nova Lima.

Homem é morto com vários tiros em Betim

LARISSA NUNES


Um homem foi encontrado morto, na noite desta sexta-feira (16) com várias marcas de tiros, em Betim, na Grande BH.

Segundo informações preliminares do 33º Batalhão, o crime aconteceu na rua Monte Belo, no bairro Industrial São Luiz. Quando militares chegaram ao local, a vítima já estava morta.

Não há informações sobre suspeitos e motivação do crime.

Adolescentes acusados de tráfico de drogas são apreendidos no bairro Parque São João

KARINA ALVES


Dois adolescentes de 14 e 15 anos foram apreendidos durante operação policial no bairro Parque São João, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o soldado Weiton, do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) da Polícia Militar, os dois foram vistos em um beco vendendo drogas.

No ponto de vendas, outros jovens estariam participando da atividade, mas conseguiram fugir durante a batida policial. Com os adolescentes, a PM apreendeu meio quilo de maconha, 84 buchas da mesma droga, 150 gramas e seis papelotes de cocaína, 27 porções de crack e seis celulares. Os dois foram encaminhados para a 1ª delegacia seccional de Contagem.

Adolescente de 14 anos é baleado em troca de tiros na Pedreira Prado Lopes, em BH

DANIEL SILVEIRA

daniel.silveira@otempo.com.br

Um adolescente de 14 anos foi baleado no fim da tarde desta sexta-feira em uma rua da Pedreira Prado Lopes, região Noroeste de Belo Horizonte, durante um suposto confronto entre gangs rivais. O menor foi atingido na perna e socorrido no Hospital Odilon Behrens.

De acordo com a Polícia Militar (PM), uma possível disputa por ponto de venda de drogas culminou em uma troca de tiros no local. O adolescente teria participado do confronto, sendo baleado na perna direita. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38.

O menor foi socorrido por policiais militares, que o levaram até o hospital. Nenhum outro suspeito de ter participado do tumulto foi localizado. Após receber alta, o adolescente deverá ser entregue aos cuidados do juizado da infância e juventude.

PM apreende mochila com 3 Kg de maconha no bairro São Francisco

KARINA ALVES


Policiais Militares do 16º Batalhão fizeram rastreamento em uma vila no bairro São Francisco, na região da Pampulha, em busca de um rapaz de aproximadamente 18 anos, acusado de tráfico de drogas. De acordo com o tenente Claudinei Amador, foi feita denúncia anônima de que o suspeito estaria vendendo drogas na vila.

Ao chegarem no endereço da denúncia, a PM viu rapaz denunciado, mas ele conseguiu fugir pelo beco onde estava. “Ele saiu pulando os barracos e conseguiu se esconder em algum lugar por aqui. Ao fugir, ele deixou para trás uma mochila”, contou o tenente. Segundo o militar, dentro da mochila foram encontrados cerca de três quilos de maconha em tabletes, pelo menos 100 pedras de crack, balança de precisão e material para embalagem.

Ainda conforme a PM, o suspeito é moreno, tem estatura mediana e usava camisa rosa e bermuda preta no momento da fuga. Segundo a denúncia, ele estaria armado, mas a PM não localizou nenhuma arma. O suspeito não foi localizado e as drogas foram encaminhadas para a delegacia seccional noroeste.