sábado, 14 de novembro de 2009

O QUE É PEC 21?


A PEC 21 propõe a reestruturação dos órgãos da segurança pública no Brasil. Pelo texto, fica criada a Polícia Estadual (que seria a união entre as polícias Civil e Militar). Ela teria a responsabilidade de cumprir o ciclo completo da atividade policial, exercendo as funções de polícia judiciária e ostensiva. A manutenção e a organização da Polícia Estadual ficaria a cargo dos estados, o que representa a desconstitucionalização. Outra novidade proposta na PEC 21 é a criação de um banco de dados único, relativo à segurança pública, que poderá ser consultado pelos órgãos dessa área, federais, estaduais e municipais, e por eles provido com informações. A aprovação da PEC 21 trará avanços significativos ao sistema de segurança pública do país e, conseqüentemente, aos policiais. Representará uma nova vida aos profissionais do setor garantindo-lhes dignidade, melhores condições de trabalho e a garantia do pleno serviço da atividade policial.

A Polícia Estadual terá uma formação permanente, inclusive com formação acadêmica de universidades federais e estaduais. Essa qualificação garantirá aos policiais um trabalho técnico de qualidade, levando à população mais segurança e, ao profissional, conhecimento aprofundado sobre segurança pública. Por não haver mais distinção entre policial militar e civil, os vencimentos também serão unificados e a atual hierarquia militar será substituída por uma relação mais profissional nas atuações de comando.

Outro ganho importante. Os policiais militares, após serem integrados à Polícia Estadual, passarão a ter direito de se sindicalizar e reivindicar seus direitos sem precisar se submeter à punição vigente e ao medo imposto pela hierarquia militar. O que vai prevalecer é uma relação de direitos e deveres em relação à sociedade, distante de qualquer imposição que não tenha em vista o bem comum.

Fonte: Blog do Cabo Aparecido Lima

PM é morto após tentativa de assalto no subúrbio do Rio

Ele teria sido reconhecido como policial e levou quatro tiros.Os criminosos conseguiram fugir.
Do G1, no Rio, com informações do RJTV

O cabo da Polícia Militar Leonardo Pereira Barbute, de 34 anos, foi assassinado durante uma tentativa de assalto em Oswaldo Cruz, no subúrbio do Rio. Segundo testemunhas, criminosos chegaram num carro e renderam várias pessoas que estavam num trailer, lanchando, na noite de sexta-feira (13). Leonardo teria sido reconhecido como policial, e foi baleado com pelo menos quatro tiros.

Os assaltantes fugiram e o PM foi socorrido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros. A vítima chegou a dar entrada no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, mas não resistiu aos ferimentos.

Policiais amigos do cabo Leonardo registraram uma queixa na 30ª DP (Marechal Hermes) contra os bombeiros que estavam na ambulância. Segundo eles, um cordão de ouro do PM desapareceu.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil disse que os bombeiros prestaram depoimento e um inquérito foi aberto para investigar o sumiço do cordão.

A Polícia Militar informou que a corporação lamenta a morte do cabo, e vai aguardar o inquérito da Polícia Civil.

A produção do RJTV entrou em contato com a assessoria do Corpo de Bombeiros, mas ainda não houve uma resposta sobre o caso.

O corpo do policial será enterrado na tarde deste sábado (14) no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.

Homem é morto a tiros na porta de bar em Betim

FERNANDO COSTA

fernando.costa@otempo.com.br

Um homem de 44 anos foi assassinado a tiros na porta de um bar em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com informações da Polícia Militar, o homicídio ocorreu no início da tarde.

Ainda não há informações sobre os motivos do crime ou os autores dos disparos. A família da vítima informou à polícia que o homem era tranquilo, não tinha envolvimento com crimes.

Jovem é assassinado enquanto lavava carro na porta de casa no Centro-Oeste de Minas

FERNANDO COSTA

fernando.costa@otempo.com.br

Um rapaz de 22 anos foi assassinado na porta de casa nessa sexta-feira (13) em São Gonçalo do Pará, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, o jovem lavava o carro quando dois homens chegaram em uma moto e atiraram cinco vezes.

Os dois suspeitos fugiram em seguida e não foram identificados até o momento. A PM de São Gonçalo do Pará não tem informações sobre os suspeitos e sobre o que motivou o crime.

Homem morre após ser baleado no meio da rua em Ibirité

FERNANDO COSTA

fernando.costa@otempo.com.br

Um homem de 26 anos morreu depois de levar um tiro no pescoço no início da manhã deste sábado (14) no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Ibirité.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi encontrada ainda com vida na rua Abel de Oliveira. Porém, segundo policiais do 48º Batalhão, acabou falecendo no hospital local.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime e nem quem seria o responsável pelo disparo.

Homem é morto a tiros no bairro Concórdia, em BH

FERNANDO COSTA

fernando.costa@otempo.com.br

Um homem foi morto a tiros na madrugada deste sábado (14) dentro de uma residência no bairro Concórdia, região Nordeste de Belo Horizonte.

De acordo com informações do 16º Batalhão, a casa da vítima foi invadida e ela foi atingida por vários disparos. O homem, segundo a PM, era conhecido pelo envolvimento com o tráfico de drogas na região.

Ainda não há informações sobre o suspeito de ter cometido o crime. Uma moto foi apreendida no local do homicídio. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.

Policial militar e suspeito de tráfico ficam feridos após tiroteio em Contagem

FERNANDO COSTA

fernando.costa@otempo.com.br

Militares do 39ª Batalhão foram recebidos a tiros na madrugada deste sábado (14) no aglomerado Frigo Diniz em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, uma viatura fazia um patrulhamento na região e foi surpreendida com os disparos contra o veículo.

De acordo com o sargento Braga, uma troca de tiros começou na região e um dos suspeitos de atirar contra a PM foi atingido por três disparos. O suspeito foi encaminhado ao Hospital Municipal de Contagem. O estado de saúde da vítima, que está sob escolta, é estável.

Um militar, segundo o sargento Braga, também foi atingido de raspão na cabeça por um tiro e passa bem. Em vistorias em uma residência próxima ao local do tiroteio a polícia encontrou uma pistola, munição e meio quilo de crack. Um segundo suspeito que participou do tiroteio conseguiu fugir.