quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Casal envolvido com tráfico de drogas é baleado em Ubá

LARISSA NUNES

Um mulher, de 27 anos, e seu marido, de 35, foram baleados dentro da própria casa, em Ubá, na Zona da Mata, na madrugada desta quinta-feira (29), por suposto envolvimento com o tráfico de drogas na região.

De acordo com o relato das vítimas à polícia, eles estavam em casa na companhia de um amigo, quando dois adolescentes chegaram ao local atirando. A mulher foi atingida na perna, enquanto seu marido levou um tiro no antebraço, outro no ombro direito e o terceiro no lábio.

Feridos, eles foram levados ao Hospital da cidade, onde atribuíram o crime a um traficante e ex-detendo de Ubá. Dias antes, o casal teria ido ao Rio de Janeiro comprar drogas para esse suspeito. No entanto, segundo versão dos dois, eles foram roubados e chegaram à cidade sem a encomenda. A tentativa de assassinado teria sido uma vingança.

De acordo com a Polícia, não foram encontradas substâncias ilíticas na casa das vítimas. Por isso, o casal não deve ser preso depois de receber alta do hospital. O suposto mandante do crime e os adolescentes não foram localizados até o momento.

Ex-prefeito de Ibitiura de Minas é preso em operação da Polícia Civil no Sul do estado

ANNA FLÁVIA NUNES

anna@otempo.com.br

O ex-prefeito de Ibitiura de Minas, Donizeu Bergamim, foi detido nesta quinta-feira (29) em uma operação da Polícia Civil realizada na cidade e em Andradas, no Sul do estado. O filho dele, Eduardo Costa Bergamim, o vereador "Juninho", também foi preso.

No total, 41 pessoas foram presas na operação "Sentinela", que desarticulou uma quadrilha especializada em furto e roubo de gado e produtos agropecuários. O chefe da quadrilha, sua mulher e o filho estão entre os detidos. Um casal, identificado como responsável por um assalto ocorrido na noite anterior em uma fazenda da região, também foi preso. Com eles foi apreendido um tanque de resfriamento de leite de 500 litros.

Segundo a polícia, o bando agia em cidades do Sul de Minas e Norte de São Paulo. Os suspeitos invadiam as fazendas, rendiam os ocupantes da casa e roubavam os equipamentos e defensivos agrícolas, gado e café. Os materiais roubados eram revendidos para comércios locais e os animais para frigoríficos.

Ainda segundo a Polícia Civil, a operação resultou na apreensão de seis veículos, 13 armas, cartuchos de diversos calibre, grande quantidade de defensivos agrícolas, 800 sacas de café, 100 cabeças de gado e R$ 80 mil em dinheiro. Foram seis meses de investigação e 250 policiais civis de 16 cidades da região foram deslocados para participar da ação.

Rapaz é baleado na porta de casa em Juiz de Fora

ANNA FLÁVIA NUNES

anna@otempo.com.br

Um rapaz de 18 anos foi baleado na porta de casa na tarde desta quinta-feira (29) na Vila Olavo Costa, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. De acordo com a Polícia Militar, ele foi atingido por três tiros na perna esquerda e um na coxa direita.

A vítima foi socorrida e levada para o HPS da cidade, mas não há informações sobre seu estado de saúde. Segundo a PM, o jovem estava dentro de casa quando uma mulher lhe chamou. Ao atender a porta, ele foi surpreendido por um homem que usava capacete. O suspeito atirou várias vezes e fugiu em uma motocicleta. A polícia faz rastreamento na região, mas ninguém foi preso.

Polícia prende três pessoas e apreende 10 quilos de drogas em favela de Betim


CLARISSA DAMAS

clarissa.damas@otempo.com.br

O suposto chefe do tráfico de drogas da favela Subaco da Cobra, em Betim, na Grande BH, foi preso na manhã desta quinta-feira (29), juntamente com outros dois envolvidos no esquema. Foram apreendidos 10 quilos de drogas, entre crack, maconha e cocaína.

De acordo com o delegado Willian Galdino, do 1º Distrito, as investigações começaram com a prisão de vapores, pequenos traficantes que atuavam na região. "Com as prisões, investigamos, interrogamos e conseguimos descobrir quem era o chefe do tráfico na favela. Apreendemos ainda com os suspeitos duas armas, munição, uma balança de precisão, material para embalagem da droga, uma caminhonete, duas motos e rádios comunicadores. Desmontamos também uma central de monitoramento, de onde era vigiada a chegada dos compradores e da polícia na boca de fumo", explicou.

Ainda de acordo com o delegado, a droga vinha do Paraguai e era distribuída na região. Dez policiais trabalharam no cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

Polícia apreende bomba de fabricação caseira e duas armas de fogo no bairro Jardim dos Comerciários

ANNA FLÁVIA NUNES

anna@otempo.com.br

Uma bomba de fabricação caseira e duas armas de fogo foram apreendidas na tarde desta quinta-feira (29) no bairro Jardim dos Comerciários, região de Venda Nova, em Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, o material pertence a um rapaz que se envolveu em uma confusão com outro jovem.

Eles tiveram um desentendimento e começaram a brigar. Moradores do bairro contaram à PM que houve tiroteio, mas os envolvidos conseguiram fugir. Um jovem de 21 anos foi preso com dois revólveres calibre 22. Ele disse que estava segurando as armas para o suspeito que iniciou a confusão e indicou a casa do rapaz.

A polícia foi até o local e encontrou a bomba de fabricação caseira. De acordo com o sargento Maurício, do 49º Batalhão da PM, o artefato tem um pavio e precisa ser aceso para ser detonado. Policiais fazem rastreamento na região para tentar encontrar o dono da bomba e das armas. O jovem preso será levado para o 9º DP.

Polícia prende grupo que usava crianças no tráfico no bairro Jardim dos Comerciários, em BH

FERNANDO COSTA

fernando.costa@otempo.com.br

Uma denúncia anônima levou militares do Grupo Especializado em Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) até uma casa no bairro Jardim dos Comerciários, região de Venda Nova, em Belo Horizonte. No local, segundo a denúncia, uma família envolvida no tráfico de drogas usava até mesmo filhos e sobrinhos como olheiros para o grupo.

De acordo com o sargento Geraldo Silva, ao chegarem ao local, militares viram diversas crianças paradas na porta de uma casa em posição de observação. Ao avistarem a presença dos militares, uma menina de apenas cinco anos gritou para os pais dentro de casa: "Sujou, galo doido! A polícia chegou".

Segundo o sargento, quatro adultos que estavam dentro da casa tentaram fugir pelos fundos, deixando as crianças abandonadas. "Eles embrulharam várias drogas em uma fralda e jogaram na rua. Porém, conseguimos capturar o grupo com sucesso", explica o sargento. Entre os adultos estão a mãe e o pai das crianças e dois tios.

Testemunhas afirmaram à polícia que as crianças, além de observadoras do movimento da região, eram utilizadas como transportadoras de drogas. Conforme o sargento Geraldo, a criança mais velha tem 7 anos.

Com o grupo, a polícia apreendeu 18 pedras de crack, várias porções de maconha, dinheiro e celulares. A ocorrência será encaminhada à Delegacia de Tóxicos. As quatro crianças ficaram com os avós que moram no mesmo terreno.