segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Liberado policial militar que evitou assalto em Juiz de Fora

Cabo Evandro Rodrigues está há 10 anos na PM
CABO EVANDRO RODRIGUES ESTÁ NA PM HÁ 10 ANOS
O cabo Evandro Rodrigues, 34 anos, que estava detido no 2º Batalhão de Polícia Militar (2° BPM) após balear um suspeito e evitar o assalto de um ônibus, na última segunda-feira, foi liberado. O policial, que está há dez anos na corporação, conta que o suspeito dizia estar armado desde que entrou no coletivo. "Não havia como ter certeza do contrário. Percebi que ele estava transtornado, parecendo estar sob efeito de entorpecente ou substância análoga. Por várias vezes, tentei dialogar, mas ele não acatava as ordens e ainda tentava me agredir e tomar minha arma." Evandro afirma que agiu seguindo "o instinto que todo policial tem dentro de si". Na avaliação dele, qualquer colega de farda teria tido a mesma atitude.
Em resposta ao questionamento de que ao atirar teria colocado em risco a vida dos passageiros, ele afirma que os militares são treinados para agir em situações como esta. Segundo o cabo, mesmo sob a mira do revólver, o assaltante continuou a agredi-lo. "Não tive outra opção, utilizei minha arma com total segurança e convicto que iria acertá-lo na perna." O militar conta que só teve a certeza de que o autor do roubo não portava arma quando ele já estava algemado e imobilizado. "Minha ação foi para preservar a integridade física dos passageiros, a minha e também a do próprio meliante." .
Sobre sua prisão no 2° BPM, ele explicou que é um procedimento padrão adotado pela corporação. "Apesar de trazer algum transtorno, demonstra transparência por parte da polícia e, de certa forma, serve também para resguardar o policial militar que se envolve neste tipo de ocorrência," finaliza. Evandro, que foi liberado na noite de quarta-feira, conta que se tornou motivo de orgulho para os filhos.
FONTE: TRIBUNA DE MINAS