domingo, 27 de setembro de 2009

Comandante-Geral visita Centro Social de Cabos e Soldados

Um bate papo, um encontro informal com o objetivo manter contatos e estreitar ainda mais o relacionamento com os companheiros de trabalho. Assim, o Comandante-Geral da PMMG, Coronel Renato Vieira de Souza, definiu a reunião que aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 25, no Centro Social de Cabos e Soldados – CSCS, no bairro Gameleira. Ao iniciar sua fala, para cerca de 60 praças, dentre eles, 38 representantes dos núcleos regionais do interior, policiais e bombeiros militares de Juiz de Fora, Montes Claros, Valadares, Manhuaçu, Uberlândia, Pouso Alegre e outras cidades, o Comandante-Geral agradeceu o convite feito pelo Cabo Coelho, cumprimentou os presentes e ressaltou a importância do Centro Social para a PMMG.
Disse que “o comando reconhece, valoriza e sabe da importância das entidades de classe e que ali é um espaço democrático, aberto para discussão, com franqueza, responsabilidade e respeito e que conversar sobre a PMMG é fundamental”. Afirmou, também, que conversar, ouvir, dialogar, sugerir mudanças e respeito mútuo são linhas de ação de todo comandante. “Podem contar com meu apoio incondicional. Todos fazemos parte de uma grande equipe, que possui e busca de maneira incessante um único objetivo – o engrandecimento da PMMG, com repercussão no nosso ambiente interno e também no externo”.
GRANDE INSTITUIÇÃO
O Coronel Renato Vieira disse que a PM é uma grande instituição com, aproximadamente, 45 mil militares na ativa e outros 30 mil na reserva, que várias decisões foram tomadas em épocas diferenciadas, em contextos diferentes e que o objetivo era único: melhorar a Instituição e, conseqüentemente, proporcionar qualidade de vida a toda família militar. Disse também que “as pessoas são diferentes e que os momentos exigem ações diferentes”. Afiançou que preza muito pelo bem-estar da família policial militar e que várias medidas estão sendo adotadas em benefício do público interno. Citou o Plano Estratégico, o adicional de desempenho, o programa habitacional Promorar, que está evoluindo e que chegará ao ideal, os cursos descentralizados, as perspectivas de promoção e vários outras que buscam fortalecer a dignidade do militar.
Salientou também quanto à nova Resolução que trata da jornada de trabalho. Disse que o objetivo principal da norma é humanizar comportamentos. O oficial também apresentou indicadores de criminalidade, que apontam redução em várias modalidades de crimes, inclusive homicídios, e fez questão de frisar que o resultado excepcional é “graças ao desempenho individual de cada policial. Ações de prevenção e repressão, o esforço do policiamento preventivo inteligente, condutas operacionais e administrativas, são igualmente importantes no contexto da busca de resultados”, enfatizou. Num segundo momento do encontro, ele ouviu as sugestões, fez questão de anotá-las e respondeu inúmeras perguntas feitas pelos militares.
“O meu compromisso com a Instituição é valorizar o policial militar, criar um ambiente harmonioso, promover melhorias e trabalhar, junto com vocês, para solidificar a Instituição que será, no futuro, muito melhor que ela é hoje”, ressaltou o Comandante. E para atingir esses objetivos, manifestou a necessidade de união, harmonia, compreensão, proteção à PMMG, conjugação de esforços e afirmou que questões pessoais não devem ser confundidas com questões profissionais. Ressaltou também que continuará atuando dentro da legalidade e transparência e que “em todos os momentos, estará sempre aberto às discussões, de forma honesta, franca, leal e respeitosa”. Para tanto, afiançou que as “portas” do comando estão abertas, indistintamente.
FAMÍLIA POLICIAL
Ampliação do Centro Odontológico, dispensas para tratamento familiar, estudos, cursos. A postura do Coronel Renato em conversar com seus militares, ouvi-los e esclarecer dúvidas, sobretudo nas áreas de saúde e educacional, será um dos pontos que o 2o Sargento Jânio Castro da Costa, Diretor das Regionais do CSCS, vai levar por meio de suas visitas, aos integrantes dos núcleos representativos do Clube, sediados no interior. “Achei interessante abordar a criação de cursos profissionalizantes dirigidos aos filhos de militares, a partir dos Colégios Tiradentes”. O Sargento sugeriu a criação de uma Faculdade na PMMG.

RECONHECIMENTO
Esse conceito de comando sensibilizou o 2o Sargento Adalcinir da Silva Pereira, da 10a Cia Ind, de Ituiutaba, com 30 anos de serviços prestados à Corporação. “Vi, no comandante, uma pessoa humana, com a preocupação de valorizar o policial e é isso que vou levar para os policiais da minha cidade”, disse.
O Cabo Gedeon Eustáquio Ferreira, do 32o BPM, 16 anos de PM, ressaltou a flexibilidade do comando. “Tentar buscar a padronização de atitudes e conversar com a tropa é muito positivo”, disse.
O Cabo BM Luisinho Souza, do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, teve uma boa impressão do encontro. “Senti nesse comando muita lealdade com a tropa”.
O Cabo PM Adílson Maurílio, da 128a Companhia do 22o BPM, bairro Santa Lúcia, em Belo Horizonte, achou interessante a oportunidade de poder conversar com o Comandante-Geral e, mesmo de folga, aceitou o convite para estar presente. Sentou-se na última fila na sala de reuniões e esteve atento, durante as duas horas em que o oficial esteve no local.
O Presidente do CSCS, Cabo PM Álvaro Rodrigues Coelho, afirmou que “reunir no mínimo duas vezes ao ano é importante para integrar, tirar dúvidas e manter o canal de diálogo. “Esse é um dia especial para nós. Interagir é nosso objetivo. Sabemos que o comando não pode caminhar sozinho”.
Presente, ainda, o vice-presidente do CSCS, Cabo José Ferreira da Silva, com 33 anos de PM, que acompanhou atento toda reunião para levar a 600 associados, em Manhuaçu, as informações apresentadas pelo Comandante-Geral.
17a RPM
Durante o encontro, o Cel Renato anunciou também a mudança na articulação da Instituição com a criação da 17a RPM, em Pouso Alegre.
(Jornalista Márcia Cândido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário