terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PM morto na Zona Norte do Rio prestava serviço para Eurico Miranda

Sargento foi morto a tiros na Avenida Maracanã, na Zona Norte. A polícia ainda investiga as causas do crime.
Rodrigo Vianna
Do G1, no Rio

O sargento da Polícia Militar Ricardo Guimarães Monteiro, morto numa suposta tentativa de assalto na noite desta segunda-feira (30), na Zona Norte do Rio, prestava serviços para Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco da Gama. Eurico informou que conhecia o PM há mais de cinco anos e que ele costumava acompanhar a sua equipe de segurança.

“O Ricardo prestava serviços eventualmente para mim, ele não era meu segurança, mas costumava acompanhar a minha equipe em alguns eventos. Ele atuava mais como motorista. Ele era sargento do 16º BPM (Olaria) e que nos dias de folga prestava serviços para mim”, disse Eurico Miranda.

Ainda de acordo com o ex-presidente do clube de futebol, o policial estava acompanhado por um de seus seguranças quando aconteceu o crime. Segundo ele, os dois iriam buscá-lo em um restaurante em São Cristóvão, na Zona Norte, onde acontecia um evento em comemoração aos 20 anos do título de 1989.

O crime

Segundo policiais do 6º BPM (Tijuca), Ricardo passava de carro pela Avenida Maracanã quando foi abordado por criminosos armados em outro veículo, perto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O grupo teria cercado o veículo e efetuado vários disparos contra a vítima, fugindo em seguida.

O sargento chegou a ser levado para o Hospital Salgado Filho, no Méier, no subúrbio, mas não resistiu. De acordo com Eurico Miranda, o policial era uma pessoa calma, tranquila e que se preocupava com a família. Para ele, o PM foi mais uma vítima da violência do Rio.

“Ele (Ricardo) era tranquilo. O que eu lamento é que ele era um chefe de família, não arrumava problemas. Ele era um ‘cara’ normal, de corpo mediano e boa aparência. Ele era um grande homem. Infelizmente ele foi vítima da violência, ainda mais naquela região, onde sempre acontecem assaltos”, lamentou o ex-presidente do Vasco.

Investigação

A polícia ainda investiga as causas do crime, mas acredita que o PM possa ter sido vítima de uma tentativa de assalto. Os policiais não descartam, também, a hipótese de execução.

O amigo da vítima prestou depoimentos na 18ª DP (Praça da Bandeira), onde o caso foi registrado. A polícia informou, ainda, que pretende fazer uma perícia no local do crime. A segurança foi reforçada na região.

Homem mata mecânico a tiros por ciúme em Pouso Alegre

FERNANDO COSTA

fernando.costa@otempo.com.br

Um mecânico foi morto com um tiro na tarde dessa segunda-feira (30) em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O motivo, segundo a Polícia Militar, era o ciúme do ex-namorado de uma mulher que mora em uma residência que fica em cima da oficina onde a vítima trabalhava. De acordo com a PM, na tarde dessa segunda-feira o autor foi até o local chamar a ex-namorada, com quem tem uma filha, para conversar.

Com a negativa da mulher, o homem ficou nervoso e atirou contra o mecânico que tentou impedí-lo de invadir a residência. Segundo a PM, o autor suspeitava que a vítima mantinha um caso com a ex-namorada, já que eles tinham muito contato.

Assim que efetuou o disparo, o autor fugiu. A vítima ainda tentou correr atrás do autor mas devido aos ferimentos caiu no meio do caminho. Ele chegou a ser encaminhado ao hospital de Pouso Alegre, mas faleceu.

Durante rastreamento na região um homem que estava com o autor no momento do disparo foi preso. Um adolescente que também seria comparsa do suspeito foi apreendido. O autor, que tem passagens pela polícia estava em regime de albergue, e ainda não foi localizado.

Homem é morto a tiros no meio da rua em Sabará

FERNANDO COSTA

fernando.costa@otempo.com.br

Um homem foi morto a tiros na noite dessa segunda-feira (30) no bairro Mangueiras, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, quando a viatura chegou ao local, o homem já está caído no chão e não apresentava sinais de vida.

Segundo a PM, testemunhas não informaram quem teria cometido o crime por medo de represálias. Ainda não há informações sobre a autoria e os motivos do crime. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. A ocorrência foi registrada na 30ª Delegacia Regional de Sabará.

Homem morre baleado durante tentativa de assalto a cooperativa de crédito em Jaboticatubas

FERNANDO COSTA

fernando.costa@otempo.com.br

Um homem morreu durante uma troca de tiros na madrugada desta terça-feira (01) em São José de Almeida, distrito de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada durante uma tentativa de assalto a uma cooperativa de crédito localizada no Centro do município.

Segundo o soldado Júnior Alves, oito pessoas fortemente armadas arrombaram a porta da cooperativa para tentar roubar o dinheiro que estava no cofre. "Testemunhas que passavam pelo local viram a movimentação e acionaram a polícia. Assim que a viatura chegou lá, já foi recebida com tiros", conta o militar.

Conforme o policial, houve troca de tiros entre suspeitos e militares. Um dos autores da tentativa de furto acabou sendo atingido pelos disparos e foi preso. O homem ainda foi encaminhado para o Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Belo Horizonte, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

Ainda de acordo com o soldado Júnior, sete dos suspeitos conseguiram fugir em um carro prata e ainda não foram localizados. Nada foi levado da cooperativa.