domingo, 9 de dezembro de 2012


Corrupção no Brasil é destaque na imprensa internacional



SÃO PAULO - A economia do Brasil está sendo prejudicada pela corrupção e por problemas de infraestrutura, afirma o jornal The Independent, em artigo publicado nesta quinta-feira. A corrupção também é tema de uma reportagem da revista Time, que compara Brasil e México, afirmando que, apesar do último ser um lugar mais fácil para se fazer negócios, o primeiro é mais transparente.

Segundo o The Independent, a infraestrutura pobre, preocupações sobre intervenção do governo na economia e dados fracos do Produto Interno Bruto (PIB) são alguns dos ventos contrários que ameaçam o maior país da América Latina. O jornal destaca também que, com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil tem um trabalho difícil a fazer se quiser atingir seu potencial total.

Um outro problema citado pelo The Independent foi a corrupção. A publicação destacou a Operação Porto Seguro da Polícia Federal que prendeu seis pessoas e indiciou 19 acusadas de atuarem em várias agências reguladoras intermediando interesses de empresas privadas mediante pagamento de propina.

A revista Time, por sua vez, afirma que, embora o Brasil tenha ficado em 9º lugar entre os mais corruptos dos 26 países da América Latina e do Caribe no ranking anual de percepção de corrupção da Transparência Internacional, e o México tenha ficado em 16º, o País ainda tem um longo caminho a percorrer. Uma evidência disso, diz a revista, é o escândalo do mensalão, que envolveu milhões de dólares em propinas para membros do Congresso e que resultou no maior julgamento de corrupção na história do Brasil.

A organização não-governamental Transparência Internacional divulgou na quarta-feira o ranking anual de percepção de corrupção, no qual o Brasil subiu quatro posições, para 69º lugar, de 73º no ano passado. A nota do país melhorou para 43 este ano, de 38 em 2011, onde zero significa "altamente corrupto" e 100 pontos mostra um país "muito limpo". Foram analisados 176 países.

A Time ressalta que, apesar de os negócios e a burocracia serem considerados mais fáceis no México, segundo o Banco Mundial, no Brasil esses fatores são mais transparentes. Segundo a publicação, o fato de 38 acusados no caso do mensalão terem sido julgados e a maioria deles, incluindo José Dirceu, braço direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ter sido condenada, "ajudou a campanha anticorrupção da atual presidente Dilma Rousseff". Segundo a revista, o México, enquanto isso, ainda pode ser visto como um país que se nega a reconhecer a corrupção enraizada, que segundo o Banco Mundial, custa 9% de seu PIB de trilhões de dólares a cada ano. 



Fonte:http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral,corrupcao-no-brasil-e-destaque-na-imprensa-internacional,137387,0.htm