sábado, 3 de setembro de 2011

O (tosco) argumento dos incoerentes




Postei um texto no facebook, depois de ouvir uma série de incoerências de alguns alunos que tenho, do pré-vestibular. Eis o texto:

“Com o coração partido, observo meus alunos, tão jovens, seguindo caminhos incoerentes e incertos. Pedem mudanças no mundo. Pintam a cara para manifestar seu desejo por uma sociedade mais justa...Mas são incapazes de pensar em seus pequenos mundos...
Começam as vidas querendo ignorar a LEI...Porque existe uma LEI (8069/1990), que proíbe o consumo de álcool por jovens menores de 18 anos.
Jovens...não sei se são 95%...a última estatística da SENAD falava em 62 % dos menores que usam álcool. Por quê??? Existe alguma explicação coerente para querer simplesmente "encher a cara"?
Que tipo de benefícios podem vir disso? Quem ganha?
Não percebem que uma prática, em princípio "inocente", pode destruir várias vidas?
Ah...mas esqueci de como são uns meros "Maria vai com as outras" ( que me desculpem as Marias ). Bebem porque a turma bebe.
Bebem porque ser careta é um péssimo cartão de visitas...
Um bêbado é um indivíduo a ser ridicularizado.
Se houver um tumulto, será o último a se safar.
Se precisar entrar numa briga, vai apanhar como uma criança...
Sem contar o choro seguido de riso...a mania de perseguição...uma série de chatices que absolutamente NINGUÉM MERECE.
Eu, que adoro estar com esses jovens e adolescentes,
Que acredito poder passar coisas boas, bons exemplos,
Algumas vezes me decepciono tanto,
Que nem consigo manter a raiva longe do meu coração...
É uma lástima...
É simplesmente...RIDÍCULO.”

Eis que recebo 99% de mensagens de apoio e algumas contestando... Meus caros...como ousam ter a “cara-de-pau” de contestar? Acreditam mesmo que existe alguma razão coerente para se manter escravo de um costume fútil e sem cabimento? Sim, porque procurar um estado de alteração da consciência, seja lá porque razão for, não pode ser algo provido de seriedade.
Desculpem o modo rude...
Desculpem se muitos de vocês que me lêem têm esse hábito “social”. Mas preciso dizer o quanto um ébrio é chato, impertinente, sem noção, pobre de espírito, inconveniente e uma série de outros adjetivos que não colocarei aqui, para economizar o tempo de vocês, que resolveram ler este texto.
Leio pessoas querendo se esquivar da responsabilidade. Dizem que são pais, mas não têm culpa, por beberem e os filhos “fazerem a opção” de beber também. Que isso vai de cada um... Pode até ter um fundo de razão. Mas a esses, que tentam tirar o corpo fora, peço que experimentem, pelo menos uma vez na vida, tentar dar exemplos positivos, manter uma vida regrada, ética, voltada para atividades saudáveis... Experimentem isso uma vez somente e vejam como seus corpos reagirão bem. E percebam ainda mais, como as pessoas ao seu redor passarão a olhá-los com mais orgulho...talvez até inveja...porque a vida saudável, a boa conduta é desejo de muitos, que infelizmente não são fortes o suficiente para abdicar de prazeres efêmeros e fúteis, que jamais levarão a um final sólido.
Se querem continuar praticando atos incompatíveis com a vida, poupem seus filhos, amigos (de verdade), pais, irmãos e todos que têm apreço por vocês. Cansei da defesa que alguns fazem do álcool, da maconha, seja lá do que for...Cansei mesmo. Independente do grau de envolvimento de cada um com essas substâncias, independente do fato de serem ou não doentes (dependentes), o simples fato de serem humanos com a capacidade clara de raciocínio já deveria fazer vocês perceberem que o melhor caminho é o mais difícil, mais sacrificante, mais estreito.
Aos jovens que me contestam... Só tenho a lamentar. São vocês o futuro do mundo? É para achar graça? Porque vocês querem TUDO. Querem que o político corrupto seja cassado, que o empresário de má índole seja preso, que a sociedade seja melhor...
Mas são incapazes de cumprir uma LEI. Só pedem cumprimento da lei quando querem aparecer bem na foto, não é mesmo? Porque a Lei 8069/1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente é clara em seu artigo 243, proibindo menores de idade de serem servidos de álcool em qualquer circunstância. Querem burlar...pedem ao “amigo” maior de idade para comprar a cervejinha...
Querem pedir uma Segurança Pública de qualidade e não fazem NADA para que isso ocorra. Muito pelo contrário. Suas atitudes são a antítese do que se espera para que a coisa melhore no futuro...
Será que vocês não percebem?? São crianças ainda...bebem uma lata de cerveja e ficam com a maior “cara de bunda” do mundo, sujeitos à tudo que pessoas mal intencionadas, travestidas de “camaradas” podem fazer. Mas é isso...Tenho noção de que minhas palavras mudarão pouco ou mesmo nada.
Mas eu precisava escrever sobre isso. Sobre como vocês me incomodam...como desprezo atitudes sem cabimento... São, em sua maioria, meros influenciáveis... com a vontade própria sem força...precisando fazer algo que a maioria faz, para ser aceito por essa mesma maioria.
Só tenho a lamentar...