domingo, 2 de outubro de 2011

Coronel Erir Ribeiro Costa Filho é o novo comandante-geral da PM




A Secretaria de Segurança Pública do Rio informou, na tarde desta quinta-feira (29), que o novo comandante-geral da Polícia Militar é o coronel Erir Ribeiro Costa Filho, que estava à frente do Centro de Comando e Controle da Secretaria.

"Os PMs já me conhecem. Faremos o melhor para estimular a corporação", disse ele.

O coronel falou que "é bom assumir em crise pois o crescimento vem da crise".

Em relação à formação dos policiais, ele afirma que "ser digno vem de berço. Não se aprende na academia". E explicou que existe na Secretaria de Segurança um plano para melhorar o currículo da formação dos policiais. Mas sobre o comportamento dos agentes, ele disse que quer uma corregedoria pró-ativa.

"Para se comandar uma unidade, claro que vamos ter que saber tudo dos futuros comandantes e a corregedoria vai ter que ser pró-ativa e a pró-atividade vai ter que vir de cima para baixo. Nós vamos tentar melhorar a instituição com os líderes. Os líderes têm que dar o exemplo", afirmou

Ele informou também que está procurando um novo corregedor que tenha o perfil de se antecipar aos fatos que vão surgir.

"Quem for pego, será responsabilizado", afirmou, se referindo a policiais com comportamentos irregulares que possam configurar crimes.

Costa Filho anunciou que pediu ajuda ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público para garantir que maus policiais não voltem à corporação. "Quando o mau policial volta, não é por culpa da corporação", disse.

Também foi nomeado o novo Chefe de Estado Maior Operacional, que será o coronel Pinheiro Neto. Atualmente ele chefiava o Comando de Operações Especiais da PM.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, esteve reunido a portas fechadas desde as 7h desta quinta-feira (29) com a cúpula da Secretaria no Centro da cidade, para decidir quem assumiria o cargo.

Blog do CB Gurgel