terça-feira, 20 de outubro de 2009

Moradores se assustam com suspeita de nova invasão em morro do RJ

Moradores do Morro São João, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foram surpreendidos na noite desta terça-feira pela suspeita de uma nova invasão de traficantes. De acordo com a Polícia Militar (PM), moradores denunciaram que homens do Morro dos Macacos estariam tentando invadir a comunidade vizinha. Ainda não há informações sobre confrontos.


Pelo menos 25 pessoas já morreram desde a madrugada do último sábado (17), incluindo três policiais, desde que os conflitos começaram no Morro dos Macacos. Além dos militares e de supostos traficantes, três jovens também morreram nos conflitos e a PM pediu desculpas nesta terça-feira às famílias destas três vítimas, que voltavam de uma festa na hora da invasão. O carro em que estavam foi metralhado.

Policiais mantêm o cerco aos morros à procura do Fabiano Atanásio da Silva, o FB, que é suspeito de chefiar a invasão.


http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=59630

Fuzis e farta munição são apreendidos durante fiscalização na BR-070, no Mato Grosso

Um carregamento de sete fuzis e farta munição foi apreendido nesta terça-feira durante fiscalização na BR-070, no Mato Grosso. A rodovia liga o Brasil à Bolívia.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o material estava escondido no teto falso de um carro.

Ainda segundo a PRF, o motorista do veículo alegou que pegou o armamento em Rondônia e o entregaria no Rio de Janeiro.

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=59623

Copiloto de helicóptero e atirador de elite recebem alta

Outros feridos no sábado (17) já tiveram alta.
Três policiais militares morreram no acidente.

Do G1, no Rio




A Polícia Militar informou nesta segunda (19) que o capitão Marcelo de Carvalho Mendes, que era o copiloto do helicóptero que explodiu ao fazer um pouso forçado no sábado (17), já recebeu alta. O atirador de elite major Busnello, baleado na perna durante o confronto, também já foi liberado.

Outro ferido no acidente, o cabo da Polícia Militar Anderson dos Santos, permanece internado em estado estável no Hospital da Aeronáutica, na Ilha do Governador, subúrbio do Rio. Ele teve 9,5% do corpo queimado e precisou de cuidados especiais. Além das queimaduras, ele teve fraturas no fêmur provocadas por disparo de arma de fogo. O policial evolui bem e respira sem a ajuda de aparelhos.



Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, o capitão Marcelo Vaz de Souza (foto), que estava pilotando o helicóptero, já recebeu alta.

Os soldados Marcos Standler Macedo e Ediney Canazaro morreram na queda do helicóptero. O cabo Izo Gomes Patrício morreu nesta segunda no hospital. Ele estava internado no Hospital da Força Aérea, na Ilha do Governador, em estado gravíssimo, com queimaduras em 96% do corpo.

Operações sem data para terminar
As operações da Polícia Militar não têm data para acabar, e a Zona Norte do Rio permanecerá cercada. As informações são do major Oderlei Santos, relações públicas da PM.

Durante as seis operações realizadas nesta segunda-feira, três suspeitos foram presos no Jacarezinho, subúrbio do Rio. A polícia apreendeu ainda drogas, munições e armamentos pesados. Ao todo, quatro mil policiais foram mobilizados.

“Não tem prazo para término. A Polícia Militar vai atuar incansavelmente na busca e captura desses criminosos. Se eles resistirem, haverá confronto. E a polícia não vai recuar”, afirmou o major.

Os três suspeitos foram presos por policiais do 3º BPM no Jacarezinho, onde também foram apreendidos uma pistola .40, cem papelotes de cocaína e cem trouxinhas de maconha. Na região, também participaram da operação policiais do 14º BPM e da Companhia de Cães. Outras três motos foram apreendidas por policiais do Bope, em Manguinhos, também no subúrbio.

Armamento pode ter sido usado em tiroteio de sábado
Na Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, policiais do 20 BPM apreenderam grande quantidade de entorpecentes, além de duas carabinas calibre 12, um rifle .30 antiaéreo, um fuzil 762 Madsen, uma submetralhadora URU e munições de diversos calibres. Segundo a polícia, parte do armamento apreendido pode ter sido usado para derrubar o helicóptero da PM, no tiroteio de sábado (17), no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Essa hipótese será agora investigada pela polícia.

Durante a ação na Chatuba foram apreendidos ainda dois coletes a prova de balas, uma espada de Samurai, sete uniformes falsos do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e dois botijões de gás com fundo falso, que seriam usados para transportar armas e drogas.

Segundo o major Oderlei, policiais estão de prontidão na capital, na Baixada Fluminense, na Zona Oeste e na Grande Niterói, na Região Metropolitana. Nesta segunda, dois mil foram mobilizados na capital e outros dois mil nas demais regiões. De acordo com o major, caso seja necessário, o mesmo efetivo poderá ser usado nesta terça-feira.

Ainda segundo a polícia, o tipo de helicóptero atingido pelos criminosos não possui caixa preta. Os restos da aeronave, no entanto, serão periciados.

Irmão de cabo, que também é PM, diz que ele morreu como herói

Militar foi enterrado com honras militares.
Cerca de mil pessoas acompanharam sepultamento.


Aluizio Freire Do G1, no Rio


Sepultamento ocorreu nesta terça (20) na Zona Oeste (Foto: Fábio Motta/ Agência Estado)





Em clima de muita emoção, pelo menos mil pessoas participaram do sepultamento do cabo Izo Gomes Patrício, nesta terça-feira (20), no Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Alguns parentes chegaram a passar mal e foram socorridos em ambulâncias que estavam no local.Izo era um dos tripulantes do helicóptero atacado por traficantes no Morro dos Macacos, na Zona Norte, no último sábado (17).

Um dos irmãos da vítima, Robson Gomes
Em clima de muita emoção, pelo menos mil pessoas participaram do sepultamento do cabo Izo Gomes Patrício, nesta terça-feira (20), no Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Alguns parentes chegaram a passar mal e foram socorridos em ambulâncias que estavam no local.Izo era um dos tripulantes do helicóptero atacado por traficantes no Morro dos Macacos, na Zona Norte, no último sábado (17).

Um dos irmãos da vítima, Robson Gomes Patrício, que também é policial militar, destacou a dedicação do cabo Izo. “Meu irmão foi um herói. Basta ver quantas pessoas estão aqui prestando essa homenagem a ele, a essa família que até então ninguém conhecia”, afirmou.

Como militar, Robson não quis apontar culpados, mas fez algumas ponderações. “Apontar erros não vai trazer meu irmão de volta. Não quero responsabilizar ninguém. Mas vamos tentar acertar com o que aconteceu de errado. Foi uma situação inesperada, senão teria alguém aguardando para dar socorro aos feridos”, disse.

“No caso, foi uma coisa improvisada. Em uma missão, às vezes, não dá para trazer todos. Há sempre baixas. Meu irmão foi uma estatística dessa baixa. Esperamos que outros policiais não sejam vitimados desta forma”, completou.

Robson lembrou que o irmão estava empolgado com a proposta de integração entre o Grupamento Aéreo Marítimo (GAM) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope). “Ele era um policial que gostava do que fazia e queria sempre fazer melhor”.
Mãe teve que ser amparada
Logo depois do sepultamento, Regina Gomes, mãe de Izo, foi amparada pelos filhos e amigos da família. Durante a solenidade com honras militares, que contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, um policial discursou, em tom de desabafo:

“É a terceira vez, em menos de um mês, que enterro amigos de farda aqui. Peço a Deus que proteja o tripulante operacional para socorrer quem estiver em apuros. Não pedimos vida eterna, pois já somos imortais”, disse, sob aplausos e choro de vários militares.

Um outro colega de corporação lamentou que os tripulantes de helicópteros não usem roupas de proteção, chamadas “corta-fogo”, em operações realizadas em áreas de conflitos. Segundo ele, a vestimenta só é liberada para oficiais.

Jovem é encontrado baleado em casa abandonada em Governador Valadares

ANNA FLÁVIA NUNES
anna@otempo.com.br
Um jovem de 22 anos foi encontrado nesta terça-feira (20) no quintal de uma casa abandonada no bairro Santa Rita, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que foi acionado por populares, o rapaz foi baleado no abdômen, no braço direito e nas pernas.
Ainda segundo o Cobom, o jovem apresentava uma fratura na perna direita, o que pode indicar que ele tenha sido agredido.
A vítima foi levada para o Hospital Municipal da cidade e não corre risco de morte. Segundo a Polícia Militar, a motivação do crime ainda é desconhecida e nenhum suspeito foi preso.

PM impede roubo de moto na região de Venda Nova

CLARISSA DAMAS
clarissa.damas@otempo.com.br
Dois jovens foram presos na tarde desta terça-feira (20) na região de Venda Nova, em BH, tentando roubar uma moto. De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu na rua Luiz Franzen Lima, bairro Xodó-Marize. Como a moto tem sistema anti-furto, a dupla não conseguiu roubar o veículo. Militares que passavam pelo local no momento do crime suspeitaram e abordaram os suspeitos.
Eles foram presos quando tentavam fugir do local, em outra moto de procedência duvidosa. Com a dupla, foi apreendida uma arma calibre 32 com quatro cartuchos. A moto usada na tentativa de fuga também foi apreendida.

Suspeitos assaltam empresa e trancam funcionários no banheiro em Juiz de Fora

ANNA FLÁVIA NUNES
anna@otempo.com.br
Uma empresa foi assaltada na manhã desta terça-feira (20) no Distrito Industrial, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. De acordo com a Polícia Militar, três homens invadiram o local e trancaram os funcionários no banheiro.
A PM informou que as grades da empresa foram serradas e uma janela e uma porta foram arrombadas. Os suspeitos fugiram levando R$ 800 em dinheiro e os celulares das vítimas. Ninguém foi preso até a tarde desta terça-feira.

PM prende suspeito de 'saidinha de banco' e recupera R$ 3 mil no bairro Ouro Preto

CLARISSA DAMAS
clarissa.damas@otempo.com.br
O crime conhecido como 'saidinha de banco' fez mais uma vítima na capital. Um homem de 41 anos foi assaltado e teve R$ 3 mil roubados na tarde desta terça-feira (20), momentos depois de sair de uma agência na região da Pampulha.
A vítima, que tinha feito o saque em nome da empresa na qual trabalha, foi seguida desde a avenida Abraão Caram até uma rua do bairro Ouro Preto, por dois homens em uma moto. Armados, os suspeitos fecharam o carro da vítima, um Palio cinza, e anunciaram o assalto. O homem entregou todo o dinheiro e os criminosos fugiram.
Uma viatura da Polícia Militar passava pelo local e foi solicitada pela vítima. Enquanto os militares perseguiam os suspeitos, o homem que estava na garupa da moto desceu do veículo para fugir andando. Ele foi capturado. A PM recuperou todo o dinheiro e apreendeu um revólver calibre 38. O outro suspeito ainda está foragido e a polícia faz buscas na região.

Homem é preso com arma dentro de creche na região Noroeste da capital

CLARISSA DAMAS
clarissa.damas@otempo.com.br
Um homem foi preso ao entrar armado dentro de uma creche na região Noroeste de Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (20). O suspeito, de 28 anos, aparentava estar drogado no momento da prisão, afirma a Polícia Militar. 
Conforme a PM, o homem foi visto descalço atirando para o alto no bairro Pindorama. Quando a viatura da polícia chegava ao local indicado para fazer a prisão, o suspeito pulou os muros de uma creche. Ele foi preso dentro da instituição e levado para o 14º DP. Ainda segundo a PM, foi apreendida uma pistola automática calibre 40. Ninguém ficou ferido. 

Jovem é preso e adolescentes são apreendidos com drogas na região Noroeste de Belo Horizonte

CLARISSA DAMAS
clarissa.damas@otempo.com.br
Militares do Batalhão Rotam prenderam um jovem de 19 anos e apreenderam dois garotos de 17 anos com cocaína na tarde desta terça-feira (20), na região Noroeste de Belo Horizonte. Os suspeitos foram abordados na Vila Humaitá, por volta das 12h30, e em seguida levados para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (Cia-BH). Com eles, a PM encontrou 22 papelotes de cocaína.

Adolescentes serram grades e fogem de cadeia no Sul de Minas

FERNANDO COSTA
fernando.costa@otempo.com.br
Três adolescentes fugiram da cadeia de Perdões, no Sul de Minas Gerais, na madrugada desta terça-feira (20). Segundo a Polícia Militar, os jovens teriam serrado as grades de uma cela e conseguiram fugir pelo muro que fica no fundo do prédio.
Ainda de acordo com a PM, a fuga foi descoberta somente no período da manhã, quando ocorreu uma vistoria nas celas.
Um dos jovens, porém, foi recapturado depois de ser entregue pela própria mãe. Os outros dois adolescentes continuam foragidos.

Homem com diversas passagens pela polícia morre espancado em Manhuaçu

CLARISSA DAMAS
clarissa.damas@otempo.com.br
Um dia depois de ser levado quatro vezes para a delegacia de Manhuaçu, na Zona da mata, um homem morreu espancado. O crime ocorreu na segunda-feira (19), durante a madrugada. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi encontrada ainda com vida na rua Dona Raimunda, bairro Engenho da Serra, depois de ser espancada por cinco homens.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros e levou o homem ao Pronto Atendimento Municipal. No hospital, ele morreu vítima de traumatismo craniano, afundamento de crânio, quebra do maxilar e dos dentes, além de hemorragias causadas por hematomas. Todos os ferimentos foram provocados pelo espancamento. Após rastreamento, a PM conseguiu identificar e prender cinco suspeitos de participação no crime.
Na noite que antecedeu o crime, a vítima foi conduzida quatro vezes para a na 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, por ameaçar um adolescente e se envolver em brigas. Nas ocorrências, foram apreendidos dois facões. Os suspeitos presos também tinham passagem pela polícia. A suspeita é que a motivação para o assassinato tenha sido dívida de drogas.