segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Polícia ocupa o morro Pavão-Pavãozinho para instalar UPP

Secretaria de Segurança confirma que esta é a quinta unidade da cidade. Setenta policiais do Bope e do BPChoque estão na favela em Copacabana.
Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Um helicóptero da polícia está desembarcando, na manhã desta segunda-feira (30) policiais militares no alto do morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Visite o site do RJTV

De acordo com o relações-públicas da PM, capitão Ivan Blaz, os policiais iniciam a ocupação da comunidade para a futura instalação de um posto da Unidade da Polícia Pacificadora (UPP).

Os policiais contam com o apoio de veículos blindados. Cerca de 70 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BPChoque) estão no local.

No início da ocupação, houve troca de tiros entre policiais e traficantes, e o estouro de uma granada. Dois suspeitos foram detidos.

"A primeira etapa é a de imposição de paz, com força. A etapa que o Bope vai cumprir por pelo menos 15 dias. Depois é a manutenção da paz, com PMs recém-formados, que farão a ocupação permanente. São policiais novos, sem vícios", disse o comentarista de segurança da TV Globo, Rodrigo Pimentel

Por causa dos tiros, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foram interrompidas para que os 500 operários não corressem riscos. De acordo com a Secretaria estadual de Obras, os funcionários foram dispensados do trabalho no turno na tarde. O trabalho só será retomado na manhã de terça-feira (1º), se a situação estiver tranquila na comunidade.

A Secretaria de Segurança Pública confirmou que esta é a quinta UPP a ser instalada em comunidades da cidade. Já existem no Morro Santa Marta, em Botafogo, no Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme, na Zona Sul, na Favela do Batan, em Realengo e Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Homem é morto a facadas na região do Barreiro

ANNA FLÁVIA NUNES

anna@otempo.com.br

Um homem foi morto a facadas na tarde desta segunda-feira (30) na Vila Columbiara, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, a vítima, de 35 anos, foi encontrada caída em via pública.

A motivação do crime ainda é desconhecida. Nenhum suspeito foi preso e o corpo será levado para o Instituto Médico Legal da capital.

PMs suspeitos de extorsão têm prisão temporária decretada

Segundo comandante do 1º BPM, eles serão ouvidos na segunda (30). Eles também são suspeitos de molestar e atirar em jovem de 21 anos.
Do G1, com informações da TV Globo

A Justiça do Rio decretou neste domingo (29) a prisão temporária, por um período de 30 dias, de dois policiais militares suspeitos de extorquir dinheiro de uma jovem de 21 anos, molestá-la e atirar em seu rosto. Os dois já estavam presos administrativamente no 1º BPM (Estácio).

O crime aconteceu na noite de sexta-feira (27), na Zona Norte do Rio.

Segundo o comandante do 1º BPM (Estácio), tenente-coronel César Tanner, os policiais serão ouvidos na segunda-feira (30).

"Vou ouvi-los no aspecto administrativo, mas paralelo a isso eles também serão ouvidos na esfera criminal. Um dos PMs, inclusive, já foi ouvido pelo delegado. Aqui no batalhão foi aberta uma sindicância que se destina a apurar os aspectos disciplinares, a conduta desses policiais. Depois disso, eles podem ser submetidos a um processo administrativo, que irá dizer se eles vão ser expulsos ou não da corporação. Mas eles também são investigados criminalmente pela Polícia Civil", explica o comandante.

O G1 tentou entrar em contato com o delegado da 6ª DP, mas ele não foi encontrado.

A denúncia

Na tarde de sábado (28), o comandante do 1º BPM (Estácio), tenente-coronel César Tanner, confirmou que investiga a denúncia de que os dois policiais militares atiraram contra uma jovem de 21 anos, na noite de sexta-feira (27), após extorsão, no Estácio, Zona Norte. O crime teria acontecido perto de uma estação do metrô.

Segundo o comandante, a vítima, cujo nome não foi revelado, contou que deixava o Morro de São Carlos, por volta das 22h, quando foi abordada pelos policiais do 1º BPM que estavam num carro. Ela conta que foi obrigada a entrar no veículo e teria sido forçada a dar dinheiro aos policiais em troca da liberdade.

A jovem disse que entregou os R$ 1,7 mil que tinha na bolsa. Em seguida, ainda de acordo com o tenente-coronel César Tanner, os dois policiais levaram a vítima até a Estrada das Paineiras, na Zona Norte. Lá, segundo ela, foi molestada sexualmente pelos PMs e baleada no rosto. Ferida, ela despencou numa ribanceira de cerca de nove metros.

“Ela (a vítima) fez o relato dela, a acusação aos policiais. Acusou de extorsão. Mas ela realmente foi baleada. Em função do que ela nos disse, eu fui ao hospital, ouvi o que ela tinha a dizer, com base nos dados e identificamos a viatura. Em seguida, ela reconheceu os PMs através de fotografias”, contou o comandante.

Os dois policiais fugiram em seguida, abandonando a jovem no local. A Polícia Militar informou que a vítima foi socorrida por um ciclista e depois levada para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. De acordo com o tenente-coronel César Tanner, ela passa bem e já foi liberada.

Prisão

Em nota oficial, a Polícia Militar informou que o Comandante Geral da PM, Mário Sérgio de Brito Duarte, determinou ao tenente-coronel César Tanner que tomasse as medidas cabíveis. A Polícia Militar determinou a prisão administrativa dos dois policiais militares por 72 horas.

“Infelizmente tudo leva a mais um caso de desvio de conduta, mas como já dissemos antes, apuramos e ‘cortamos a nossa própria carne’. O delegado já fez a perícia no local, e a viatura e as armas usadas pelos policiais também serão periciadas. Primeiro, vamos dar o direito de defesa aos dois PMs”, completou o comandante do 1º BPM.

Na Estrada das Paineiras, os investigadores encontraram as sandálias da jovem, marcas de sangue e uma cápsula de fuzil.

Leia a nota oficial da PM:

“A assessoria de imprensa esclarece que o Comandante Geral da Polícia Militar, Mário Sérgio de Brito Duarte, ao tomar conhecimento de ato criminoso envolvendo policiais militares do 1º Batalhão, determinou ao Comandante daquela Unidade, coronel César Taner, que tomasse as medidas de praxe para elucidar o fato, ocorrido às 22 horas da última sexta-feira (27/11) na Estação Estácio do Metrô, durante abordagem a uma mulher.

Dois homens são assassinados em Ribeirão das Neves

FERNANDA PENNA


Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

Um duplo homicídio movimentou a Polícia Militar (PM) na manhã desta segunda-feira (30) no bairro Sevilha, em Ribeirão das Neves, na Grande Belo Horizonte. As vítimas são dois homens mortos com vários tiros na cabeça por volta das 6h. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. A perícia da Polícia Civil compareceu ao local e os corpos serão levados para o Instituto Médico Legal (IML).

Outros três homicídios foram registrados pela polícia na Grande Belo Horizonte entre a noite e manhã deste domingo. Um homem ainda não identificado foi encontrado morto na Vila Barraginha, no bairro Cidade Industrial, em Contagem. Segundo a PM, o corpo foi encontrado caído em via pública. Os suspeitos do crime fugiram e ainda não foram localizados.

Em Nova Contagem, um homem de 25 anos foi morto na noite desse domingo (29) com um tiro na testa e dois na coxa esquerda. O corpo foi levado para o IML. Já no bairro Vista do Sol, região Nordeste de Belo Horizonte, a vítima é um homem de 27 anos que foi morto com três tiros - dois nas costas e um no pescoço.