quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Homem é encontrado morto no Morro das Pedras

LARISSA NUNES


Um homem foi encontrado morto na noite desta quinta-feira (22) no Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte.


De acordo com as primeiras informações da PM, a vítima foi morta a tiros na rua Turano. Ainda não há informações sobre suspeitos e motivos do crime.

Possível sequestro intriga polícia de Varginha

LARISSA NUNES


Um suposto caso de sequestro envolvendo uma jovem de 18 anos chamou a atenção de polícia e moradores de Varginha, cidade no Sul de Minas, nesta quinta-feira (22).

De acordo com a PM, depois de dois dias dada como desaparecida, a menina voltou para casa dizendo que tinha sido sequestrada e mantida em cativeiro por um casal. Os suspeitos afirmam que ela ficou na casa por livre espontânea vontade.

Em depoimento, a jovem disse que foi raptada quando voltada da escola na segunda-feira (20), em uma praça da cidade. Ela teria sido levada para uma casa próxima à sua residência e sofrido abusos sexuais por um homem e sua mulher. Neste período, ela teria escutado do casal que foi sequestrada por engano. O alvo, na verdade, seria uma colega de trabalho da garota, filha do dono de um supermercado da cidade.

Ao ser libertada hoje, a vítima foi levada ao Hospital e conseguiu descrever o cativeiro. Dois suspeitos do crime foram presos, mas apresentaram uma outra versão à polícia. O homem disse que já conhecia a jovem e que ela ficou esse período em sua casa porque queria. A mulher confirmou que não houve sequestro, mas disse que a menina pediu para ir embora, mas foi impedida por seu marido.

O casal foi preso e levado para a Delegacia de Varginha. A jovem passará por exames que poderão apontar se houve o estupro.

PMs alegam não ter visto coordenador do AfroReggae, diz comandante

Evandro foi morto na madrugada de domingo (18).Comandante da PM decretou prisão administrativa dos policiais.

Rodrigo Vianna Do G1, no Rio

Os dois policiais militares suspeitos de ter omitido socorro ao coordenador do AfroReggae, Evandro João da Silva, de 42 anos, morto em assalto no fim de semana, no Centro do Rio, alegaram que não viram a vítima. As informações são da comandante do 13º BPM (Praça Tiradentes), tenente-coronel Edite Bonfadini.


O crime aconteceu na madrugada de domingo (18) na Rua do Carmo, esquina com Rua do Ouvidor, e está sendo investigado por agentes da 1ª DP (Praça Mauá). Imagens feitas por câmeras de segurança de estabelecimentos da região registraram o crime.
A comandante não revelou detalhes sobre o depoimento prestado pelos dois policiais. O capitão Denis Leonard Nogueira Bizarro e o cabo Marcos de Oliveira Sales estão presos desde quarta-feira (21) e devem permanecer detidos por até 72 horas no 13º BPM, onde trabalham. Um inquérito militar foi aberto para investigar a conduta dos militares.


Em entrevista ao G1, o coordenador executivo do AfroReggae, José Junior, disse que está confiante de que o caso será resolvido em breve. “Os PMs já estão presos, mas a gente não pode perder o foco que é prender os bandidos, porque não foram os policiais que mataram. Agora é ir atrás dos bandidos”, declarou.

No início da tarde desta quinta, o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, pediu desculpas à família pela omissão de policiais durante o crime. Ele lamentou, ainda, a atitude dos militares, e garantiu que na conclusão do IPM (Inquérito Policial Militar), será pedido a prisão preventiva dos dois policiais suspeitos.

Polícia Civil divulgou o retrato-falado de suspeito nesta quinta (Foto: Divulgação)
“A Polícia Militar está solidária com a família, já que havia uma pessoa agonizando. Não vamos permitir qualquer desvio de conduta. Nosso sentimento é de total indignação e solidariedade com a família. É ruim saber que policiais erram. Eles são preparados para agir em situações mais difíceis e agir nas ruas reprimindo
delitos. É o que se espera deles”, disse.


A polícia divulgou nesta quinta-feira (22) um retrato falado de um dos suspeitos de matar Evandro. Segundo a Polícia Civil, a imagem foi confeccionada com base em informações passadas pelos Policiais Militares.

Homenagem

Na noite de quarta, Evandro foi homenageado durante um evento do AfroReggae, no Centro. O coordenador executivo do grupop, José Junior, comentou a morte do colega e a ação dos policiais.

"Choca ver uma pessoa que era um mediador de conflitos, um cara que morou na favela, um cara que só fazia o bem ser assaltado, roubado e morto da maneira que foi. Me choca a polícia não ter prestado serviço, socorro. Me choca a polícia não ter prestado socorro. Isso me chocou muito”, declarou.

José Júnior informou que tem estado em contato com a Polícia Civil para se atualizar sobre as investigações do crime. "A nossa relação toda está sendo com a Polícia Civil. A Polícia Militar oficialmente não nos procurou ainda e, se nos procurar, nos vamos dialogar”, concluiu.

Novo balanço da PM registra 41 prisões desde sábado

De acordo com a polícia, 33 pessoas morreram durante os confrontos.Foram apreendidas 31 armas, cinco granadas e cinco carros roubados.
Do G1, no Rio


Depois do Jacaré, agentes da Core foram ao Morro da Manguera (Foto: Daniella Clark/G1)




 
A Polícia Militar divulgou nesta quinta-feira (22) um novo balanço das operações realizadas para capturar criminosos envolvidos na invasão ao Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio, no último sábado (17).


Segundo o novo balanço, 41 pessoas foram presas desde o início das operações.

De acordo com a PM, 33 pessoas morreram durante os confrontos dede sábado. Os dois corpos abandonados nesta manhã no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio do Rio, não entraram no balanço divulgado pela corporação na noite desta quinta.

Até agora foram apreendidas 31 armas e cinco granadas. Cinco carros roubados foram recuperados. Segundo a nota, as operações devem continuar.

Operações do dia

Após realizarem uma incursão na Favela do Jacaré, agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) seguiram em direção a Mangueira, na Zona Norte do Rio.

Trinta homens participaram da ação. Na Favela do Jacaré, os agentes foram recebidos a tiros. Foram usados dois helicópteros e dois blindados da Polícia Civil. No entanto, não há informação de feridos.

Duas mil munições encontradas

Dois homens foram presos suspeitos de pertencerem ao tráfego de drogas em Parada de Lucas, no subúrbio do Rio, durante operação realizada nesta quinta-feira. Policiais encontraram barricadas em vias da região durante a ação. Cerca de 60 agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) participaram da operação. De acordo com o delegado titular, Márcio Mendonça, mais de duas mil munições foram encontradas debaixo da calçada de uma casa utilizada por traficantes.

Já a Polícia Militar realizou operações nos morros da Fallet e Fogueteiro, no Catumbi, no Centro, feita pelo 1º BPM (Estácio); no conjunto de favelas do Lins de Vasconcelos, no subúrbio, feita pelo 3º BPM (Méier); na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul, sendo feita pelos batalhões de Copacabana (19º BPM) e Botafogo (2º BPM); nas favelas Kelson’s e Cidade Alta, no subúrbio, feita pelo 16º BPM (Olaria); em Manguinhos, Mandela e Maré, no subúrbio, feitas pelo 22º BPM (Maré); e na Barreira do Vasco, em São Cristóvão, feita pelo 4º BPM (São Cristóvão).

Feridos seguem internados

Já os feridos durante o conflito na favela na quarta-feira seguem internados em situação estável. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, Marcelo Luiz da Cruz, de 30 anos, que deu entrada com tiro na cabeça, passou por cirurgia para tratar de um hematoma. A bala não chegou a atingir o cérebro, mas provocou o hematoma. O paciente está estável.

José Carlos Guimarães Júnior, de 18 anos, levou um tiro no abdômen. A bala atingiu fígado, onde ficou alojada. A secretaria informa que ele passou por uma cirurgia. Ele está consciente e conversando. O paciente vai começar a se alimentar normalmente.

Mulher encontrada morta em casa no bairro Nazaré é esposa de detetive

ANNA FLÁVIA NUNES

anna@otempo.com.br

A mulher encontrada morta nesta quinta-feira (22) em casa no bairro Nazaré, região Nordeste da capital, é esposa de um detetive. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.


O detetive trabalha em Nova Lima, mas seu nome não foi divulgado. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi encontrada morta pela sogra e tinha uma perfuração de arma de fogo na cabeça.


A motivação do crime ainda é desconhecida e nenhum suspeito foi preso. A Polícia Civil informou que o detetive ainda não foi encontrado.

Homem é encontrado morto no bairro São Tomaz

LARISSA NUNES


Um homem, ainda não identificado foi encontrado morto na tarde desta quinta-feira (22) no bairro São Tomaz, região Norte de Belo Horizonte.


Segundo informações preliminares da PM, a vítima apresentava várias marcas de tiros pelo corpo. O motivo e o suspeito do crime são desconhecidos.

Deficiente físico e jovem em liberdade condicional são presos por tráfico em Ibirité

ANNA FLÁVIA NUNES

anna@otempo.com.br

Um deficiente físico de 21 anos e um jovem de 22 foram presos na tarde desta quinta-feira (22) no bairro Palmares, em Ibirité, na Grande Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, eles estavam vendendo drogas na região.

Mais de 350 pedras de crack foram encontradas com a dupla. Segundo o soldado Silveira, do 48º Batalhão da PM, os jovens estavam em um Fiat Uno prata e saiam de um local conhecido pela venda de drogas. "Um deles cumpria pena por receptação e estava em liberdade condicional há dois meses. O outro tem envolvimento com o crime desde a adolescência, já que ele ficou paraplégico porque foi baleado em uma confusão aos 16 anos".

O veículo foi apreendido e os suspeitos serão levados para a 1ª Delegacia de Polícia de Betim, na região metropolitana da capital.

Quatro são presos em Juatuba ao tentar extorquir policiais

LARISSA NUNES


Quatro pessoas, três homens e uma mulher, foram presos em flagrante no fim da tarde desta quinta-feira (22), por tentar extorquir um grupo de policiais militares no bairro Canaã, em Juatuba, região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com informações da PM, durante um patrulhamento de rotina, três homens foram presos em flagrante com 13 pedras de crack, em um ponto de venda de drogas. Quando eram detidos, um deles ofecereceu mais de R$ 3 mil em dinheiro em troca de liberdade. Os policiais fingiram que aceitariam o dinheiro e esperaram que a namorada de um dos suspeitos levasse o dinheiro até o local.


Ela, juntamente com os três, foram presos em flagrante e serão levados para a 8ª Seccional.

PM encontra corpo de homem em Sabará

LARISSA NUNES


O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado nesta quinta-feira (22), no bairro General Carneiro, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A vítima foi encontrada depois de denúncia anônima, em um local de difícil acesso, abaixo de um precipício. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o homem apresenta uma marca de tiro no rosto. Possíveis parentes já se manifestaram e estão a caminho do local para reconhecimento do corpo.

Operação da PF termina com 13 presos e 78 máquinas caça-níqueis apreendidas na capital

ANNA FLÁVIA NUNES

anna@otempo.com.br



Treze pessoas foram presas na Operação Safari, realizada pela Polícia Federal nessa quinta-feira (22) em Belo Horizonte com o objetivo de reprimir o contrabando de máquinas caça-níqueis na cidade. Segundo a PF, 78 máquinas caça-níqueis foram apreendidas na área central da capital.

O material apreendido foi encaminhado para a Receita Federal. Os presos foram autuados em flagrante por contrabando e serão levados para as penitenciárias Nelson Hungria e Estevão Pinto. A pena para esse tipo de crime varia de um a quatro anos de reclusão.

Soldado da Aeronáutica se envolve em confusão com a PM em Lagoa Santa

CLARISSA DAMAS

clarissa.damas@otempo.com.br

Uma confusão envolvendo um militar da Aeronáutica e PMs foi registrada na noite de quarta-feira (21) em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Conforme relatou a Polícia Militar, o soldado da Aeronáutica ficou revoltado quando os policiais checavam uma denúncia de comportamento suspeito e abordavam quatro jovens em frente à casa dele, na rua Virgílio de Melo Franco, no Centro da cidade. O soldado saiu de casa e, segundo o Boletim de Ocorrência, teria ofendido os policiais. Ele teria dito ser soldado da Aeronáutica, atrapalhado o trabalho da polícia e ofendido os presentes com palavras.

Os militares deram voz de prisão ao soldado, por desacato. Ele saiu correndo e entrou dentro de casa. Momentos depois, o homem saiu, acompanhado de familiares, e voltou a agredir e ofender os policias. Ele foi contido com força física, e colocado dentro da viatura da PM. Já na delegacia, quando era registrada a ocorrência, o soldado queixou de dores no corpo. Ele foi levado para a Santa Casa da cidade. Um policial que participou da ocorrência também foi levado para o hospital, com uma lesão em um dos braços. Depois de medicados, os dois envolvidos foram liberados e retornaram à delegacia.

Já quanto à denúncia que os policiais tinham ido checar, nada suspeito foi encontrado.

Mulher é encontrada morta com tiro na cabeça no bairro Nazaré

ANNA FLÁVIA NUNES

anna@otempo.com.br

Uma mulher foi encontrada morta nesta quinta-feira (22) no bairro Nazaré, região Nordeste da capital. Segundo a Polícia Militar, ela estava em casa e tinha uma perfuração de arma de fogo na cabeça.


A vítima foi encontrada pela sogra. A motivação do crime ainda é desconhecida e o corpo deve ser levado para o Instituto Médico Legal. Nenhum suspeito foi preso.

Câmara aprova benefício de até R$ 1 mil para PMs do DF

O acréscimo mensal nos salários começará com R$ 250,00 e chegará a R$ 1.000,00 no período de seis anos
Denise Madueño, de O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - A Câmara aprovou, na madrugada desta quinta-feira, 22, um projeto instituindo gratificação por risco de vida para os policiais militares (PMs) e os bombeiros do Distrito Federal com recursos federais. O benefício inclui os inativos.
O acréscimo mensal nos salários começará com R$ 250,00, retroativo a abril deste ano, e chegará a R$ 1.000,00 no período de seis anos. O projeto será agora enviado ao Senado para votação.Em 2009, o impacto previsto nos cofres públicos será de R$ 87,09 milhões. Em 2014, quando o valor da gratificação estiver completo, a estimativa é de um aumento de R$ 482,12 milhões.
O dinheiro para cobrir a despesa será repassado pela União ao Distrito Federal dentro do Fundo Constitucional.A proposta beneficia 27.685 servidores militares do Distrito Federal. São 20.448 policiais e bombeiros militares ativos e 7.237 inativos. Além de criar a gratificação, o projeto institui um plano de cargos e salários que vai facilitar as promoções.
Com a aprovação do projeto, serão cerca de dez mil promoções, em todos os níveis da carreira, segundo afirmou o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), coronel da Polícia Militar, um dos principais defensores da aprovação do projeto.O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-GO), um dos poucos a combater a aprovação do projeto e o único a declarar voto contrário, afirmou que o aumento salarial disfarçado em gratificação comprometerá, no futuro, o fundo constitucional, obrigando o Distrito Federal a recorrer ao governo federal para bancar os gastos. Além disso, Madeira considerou que haverá uma distorção no País: "A Polícia Militar do Distrito Federal ganha de três a quatro vezes mais do que as polícias de outros Estados, porque quem paga o salário é a União. O salário vai servir de parâmetro para os policiais de outros Estados, que terão problema para dar esse aumento", afirmou Madeira.Segundo o deputado Alberto Fraga, atualmente o soldado, patente mais baixa, recebe um salário de cerca de R$ 5 mil.
O mais alto posto da hierarquia, o coronel, patente do próprio Fraga, tem um salário de R$ 18 mil por mês.O deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) e deputados da bancada do Rio de Janeiro, ex-distrito federal, e de ex-territórios protestaram. Eles defenderam a extensão da gratificação aos policiais militares de seus Estados.
O governador do DF, José Roberto Arruda (DEM), e o vice-governador, Paulo Octávio (DEM), foram ao plenário para acompanhar a votação e pressionar pela aprovação do projeto. As galerias ficaram lotadas por militares do DF, que nos últimos dias têm ocupado os corredores e o Salão Verde da Câmara em um corpo-a-corpo com os deputados.O escalonamento prevê que os R$ 250,00 de gratificação por risco em 2009 subirão para R$ 400,00 em agosto de 2010. No ano seguinte, a gratificação será de R$ 550,00 e, a partir de agosto de 2012, de R$ 700,00. Em agosto de 2013, o valor mensal será de R$ 850,00, para atingir R$ 1.000,00 no ano seguinte. O projeto exige nível superior para o ingresso na carreira.

Contra-ataque com operação permanente

Cúpula da Segurança se reúne para avaliar os resultados até agora e traçar estratégias

Rio - Contra-atacar é a palavra de ordem da cúpula da segurança pública para responder aos bandidos do Comando Vermelho (CV), que derrubaram um helicóptero da PM, sábado, provocando a morte de três policiais. A determinação foi passada ontem em reunião convocada pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, da qual participaram o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, o chefe de Polícia Civil, Allan Turnowski, e os principais coronéis e delegados responsáveis pelo setor operacional da polícia. “Como ocorreu hoje (ontem), a polícia não vai mais parar de fazer operações”, revelou um dos presentes à reunião.De acordo com balanço divulgado no fim da tarde pela assessoria de imprensa da PM, os confrontos iniciados no sábado já deixaram 33 mortos — 18 seriam traficantes, três são policiais militares e quatro, inocentes. Entre os criminosos, oito morreram em tiroteios envolvendo o Comando Vermelho e rivais da facção Amigos dos Amigos (ADA), segundo o major Oderlei. No, 22 suspeitos de envolvimentos nos conflitos foram presos. No entanto, os principais alvos das polícias ainda estão nas ruas. São eles: Fabiano Atanázio da Silva, o FB; Alexandre Mendes da Silva; o Polegar; Magno Tatagiba, o Magno da Mangueira; Ricardo Severo, o Faustão, e Ilan Nogueira Sales, o Capoeira. A maior concentração de bandidos estaria na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha

Segundo o relações-públicas da PM, major Oderlei Santos, a reunião serviu ainda para avaliar os resultados das prisões, depoimentos já prestados e apreensões de armas feitas desde a madrugada de sábado em comunidades em guerra na Zona Norte. Os comandos das polícias Militar e Civil também traçaram estratégias para novas operações nos morros
“As ações desencadeadas até o momento estão direcionadas, com o objetivo de identificar e prender todos os que, direta ou indiretamente, participaram do ataque ao helicóptero da PM”, afirmou Oderlei. Segundo ele, as ações preventivas continuam. “Estamos aumentando as ações repressivas para prender os envolvidos”, enfatizou o oficial da PM

 
DESAFIO DO TRÁFICO

Apesar das ações da polícia, pelo segundo dia consecutivo, traficantes do Morro dos Macacos desafiaram as autoridades, com um novo desfile de armamento de guerra pela comunidade flagrado por O DIA. Ontem à tarde, um bandido, com uma camisa amarrada na cabeça, se posicionou sobre a laje de um barraco, no alto do morro, e empunhou uma metralhadora. A arma, aparentando ser nova, possui braço retrátil. Com um radiotransmissor pendurado na bermuda, o criminoso fez gestos de ironia e apontou a arma, ameaçando atirar. Em volta dele, pelo menos dez homens — alguns deles menores — riam com o exibicionismo do traficante. Na véspera, bandidos circularam ostentando fuzil e pistola em outro ponto da favela, perto de um Cruzeiro

Polícia prende homem suspeito de crime de latrocínio no bairro Lindeia

BRENO PROCÓPIO

breno.procopio@otempo.com.br

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira um suspeito de ter participado de um crime de latrocínio no bairro Lindeia, região do Barreiro, em Belo Horizonte, em março de 2009.

Na época, um casal de idosos saía de sua residência quando foi rendido na garagem por dois indivíduos armados. Enquanto a esposa entregava o dinheiro e objetos de valor, o marido foi morto com três tiros por um dos assaltantes.

Os suspeitos fugiram levando a quantia de R$ 3 mil em dinheiro.

INVESTIGAÇÕES

Alguns meses depois do crime, a esposa da vítima reconheceu um homem que teria participado do latrocínio. Segundo a polícia, o suspeito foi preso a partir da identificação da vítima, ele é neto de um vizinho do casal no bairro Lindeia.

Dois corpos são deixados em hospital no subúrbio do Rio

Dois corpos de homens não identificados foram deixados, na madrugada desta quinta-feira (22), em um hospital no subúrbio do Rio de Janeiro. De acordo com informações da polícia, os corpos seriam de traficantes.

A polícia ainda afirmou que um morador da Vila Cruzeiro teria recebido ordens de traficantes para levar os corpos até o hospital em sua Kombi. O morador teria dito que não sabia em que condições os dois homens foram mortos.

A polícia acredita que os dois homens podem ter morrido durante os confrontos ocorridos no início da noite de quarta-feira (21), na Vila Cruzeiro. A polícia informou que não houve registro de troca de tiros durante a madrugada na região.

O Tempo Online