PMMG - Para melhor atender às necessidades de segurança pública em sua área de atuação, a 13ª Região da Polícia Militar, comandada pelo Coronel Ricardo Matos Calixto, criou o Pelotão de Missões Especiais. A nova unidade atende ocorrências que exijam resposta especial por parte da Polícia Militar e atua na repressão qualificada de delitos de alto potencial ofensivo e também em cobrimento a outras unidades.

Para capacitar os policiais militares do Pel M Esp, o Cel Calixto - com apoio do comandante do Policiamento Especializado, Cel Carvalho, e do comandante da 4ª Região de Polícia Militar, Cel Ronaldo, que liberaram instrutores capacitados de suas unidades - montou um treinamento extensivo, contendo na grade curricular disciplinas ligadas às áreas de Policiamento Especializado.
O treinamento da equipe durou duas semanas e a formatura ocorreu no último dia 16, no pátio do 9º Batalhão de Polícia Militar, em Barbacena, quando os integrantes do Pel M Esp, comandados pelo 1º Tenente Gláuber Paixão Emídio, participaram de um simulado de Controle de Distúrbios Civis.

Na ação, os policiais militares “enfrentaram” 60 revoltosos, que arremessaram paus, pedras, frutas podres para todos os lados e atearam fogo em pneus. Mas, não foi só: os componentes da equipe passaram por maus momentos, quando diversas granadas de gás lacrimogênio foram lançadas.
Segundo o Cel Calixto, desde ontem, 19, o Pel M Esp está atuando em todas as cidades que estão sob a responsabilidade da 13ª RPM, no combate à criminalidade, garantindo à população mais segurança e tranquilidade. (AF)