quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Operação “Triângulo” revela a rota das drogas na região

Uberlândia também é porta de entrada de entorpecentes. Tráfico tem levado ao aumento de diversos crimes na cidade e região
Por MGTV TV Integração de Uberlândia

A Polícia Federal mapeou a rota do tráfico de drogas dos países da América do Sul e confirmou que Uberlândia é uma das portas de entrada no Brasil. Na Operação “Triângulo”, nessa quarta-feira (28), 37 pessoas foram presas na maior operação de combate ao tráfico em Minas este ano. Mas é quando chega ao usuário que as drogas causam ainda mais estragos e provocam o número de crimes violentos na cidade.

Segundo o delegado Júlio Bortolato, é importante tirar a droga de circulação, prender o responsável diretamente pelo tráfico e também conseguir bloquear os seus bens, conseguindo assim atingir o lado econômico da organização criminosa.

Esse é um trabalho que parece não ter fim. Todos dos dias policiais civis, federais e militares prendem traficantes e apreendem maconha, cocaína, crack. Drogas que chegam a Uberlândia de várias formas.

A maioria das drogas, segundo a Polícia Federal, vem da Bolívia, Paraguai e Colômbia, até Caldas Novas, em Goiás, onde é preparada para a distribuição. Uma parte fica em Uberlândia e a outra segue para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Nessa quarta-feira, em mais uma operação, considerada a maior de Minas, a Policia Federal cumpriu 37 mandados, apreendeu mais 89kg de cocaína, 20kg de maconha, R$100 mil e 10 veículos em cidades da região, como Ituiutaba, no Pontal do Triângulo. O líder da quadrilha também foi preso.

Já a droga que fica em Uberlândia é vendida por regiões. A maconha é comercializada nos bairros Esperança, Morumbi e Tocantins. A cocaína, está presente no Lagoinha. Lá também dominam os traficantes de crack que vendem a droga ainda no Esperança. E as drogas muito consumidas em festas rave, como o LSD e o ecstasy, são vendidas na região central da cidade.

Neste ano só a Polícia Militar (PM) apreendeu quase 8,5kg de cocaína, além de outros 7,5kg de pasta base de cocaína e quase mil papelotes prontos para comercialização. Também foram retirados de circulação quase 82kg de crack e ainda outras 10.500 pedras prontas para o consumo. Além de 89kg de maconha, 1200 buchas e 149 cigarros. Mais de 1900 pessoas foram conduzidas à delegacia, 450 eram adolescentes.

A Polícia Civil também fez apreensões de drogas. De janeiro até agora foram quase 750kg de maconha, 33kg de pasta base de cocaína e quase 340 pedras de crack.

O tráfico de drogas também financia outros crimes. Em busca de alimentar o vício muitas pessoas partem para o mundo do furto e do roubo a mão armada. O que ainda movimenta o contrabando de armas. Como resultado cresce o número de mortes violentas que só neste ano já fizeram 128 vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário