segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Rocinha já está tomada, informa secretaria de segurança do Rio

Ocupação começou nas primeiras horas do domingo e se estende à comunidade do Vidigal, Zona Sul da capital carioca.

Ocupação começou às 4 da manhã, horário de Brasília.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro informou que já ocupa toda a favela da Rocinha. A operação começou nas primeiras horas deste domingo. As forças de segurança também ocupam a favela do Vidigal, que fica ao lado da Rocinha, na Zona Sul da capital carioca.

Às 5h58 (horário de verão) a Polícia Federal subiu o morro da Rocinha em viaturas policiais. Dois minutos depois fogueteiros do tráfico soltaram fogos, anunciando o reforço da polícia. Alguns moradores começam a sair da comunidade para irem ao trabalho ou passear. Não houve um tiro sequer até agora. O Bope do Rio de Janeiro está vasculhando a mata à procura de armas e drogas.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, cerca de 3 mil homens participam da operação nas duas favelas, com o apoio de 4 helicópteros da PM e três aeronaves da Polícia Civil.
Marcelo Carnaval / Agência O Globo
Cerca de 3 mil homens participam da operação nas duas favelas cariocas.

Cerca de 300 homens do Bope participam da operação na favela da Rocinha, que já estaria praticamente tomada.

Um blindado do Batalhão de Choque da PM teve que retornar ao pé do morro do Vidigal, por causa da grande quantidade de óleo que foi derramada pelos traficante na localidade conhecida como Largo do Santinho, na parte alta da favela. Apenas os blindados da Marinha conseguiram prosseguir.
Marcelo Carnaval/ O Globo
Homens e blindados do Exército e da Marinha foram os primeiros a entrar na Rocinha.

No caminho dos blindados na favela da Rocinha havia grande quantidade de motos retorcidas e queimadas. Segundo moradores, que não quiseram se identificar, os veículos foram deixados pelos traficantes. Na Estrada da Gávea havia alguns pontos com óleo na pista e tonéis de 200 litros nas calçadas - o que dá ideia de que eles seriam despejados nas principais vias, para dificultar a entrada dos veículos da polícia na comunidade. Não há nenhum morador nas ruas da Rocinha.

Enquanto policiais civis e militares começam a ocupação da Rocinha, um helicóptero da policia fez sobrevoos rasantes na comunidade. As equipes de policiais que começaram a incursionar a favela saíram da base de operações montada em frente ao 23º BPM (Leblon).
Marcelo Carnaval / Agência O Globo
Helicópteros da polícia fizeram sobrevoos rasantes nas comunidades.

A Rocinha foi cercada desde o início da madrugada deste domingo por policiais militares e civis. Às 2h30m, as principais vias de acesso à fevela foram interditadas. O movimento é pequeno nas ruas do entorno da favela. O comércio, que costuma ficar aberto durente toda a madrugada, fechou. Desde as 22h de sábado, toda a região deixou de ser comandada pelo 23º BPM e passou a ser controlada pela a corregedoria da PM.

Teve início às 4h10 a ocupação militar no Morro do Vidigal. Cinco blindados da Marinha e um blindado do Batalhão de Choque acabaram de subir o morro pela Praça Niemeyer, principal acesso à comunidade. Os blindados também foram acompanhados por viaturas do Batalhão de Choque e por uma ambulância. Não houve até o momento qualquer sinal de reação por parte dos bandidos. A Avenida Niemeyer está bloqueada ao trânsito e os acessos à comunidade estão praticamente desertos.
Marcelo Carnaval / Agência O Globo
Suspeito do tráfico tentou fugir da Rocinha simulando mal-estar, mas foi preso por policiais.

Um homem foi detido agora há pouco na favela da Rocinha, de acordo com informações da CBN. Ele saiu de dentro da comunidade carregado por dois homens em uma motocicleta, aparentando estar passar mal.

Mas após ser atendido no hospital de campanha montado na quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha os policiais decretaram sua prisão. Igor Tomás da Silva, de 29 anos, é foragido do presídio Bangu 8, e tem passagem na polícia por assalto a mão armada.

Horas antes da ocupação da favela da Rocinha pela polícia, estabelecimentos da Zona Sul que frequentemente fervilham tiveram a movimentação reduzida na noite deste sábado. Nos bares da Lagoa Rodrigo de Freitas, havia baixa frequência, e no Baixo Gávea, o bar Hipódromo fechou por volta das 23h, pelo menos quatro horas antes do seu horário habitual para um final de semana. 

O gerente José Maria Melo diz que o motivo é o fechamento de vias e a apreensão diante da operação policial. 
- Fechamos cedo por causa da interdição do Túnel Rebouças, o que iria complicar a volta dos funcionários para casa. Fora que o movimento está fraco mesmo, e o clima está tenso. Espero que amanhã já volte ao normal - afirma. 
Duilo Victor
Segundo a PM, as comunidades da Rocinha e do Vidigal foram totalemente ocupadas às 6h.

Na Rua Capitão César Andrade, no Leblon, desde às 19h deste sábado, estão posicionados nove blindados da Marinha que darão apoio à ocupação da polícia. Os veículos serão responsáveis por levar os policiais que vão atuar na operação em segurança até a favela. Mas na via interditada, a tensão deu lugar à curiosidade, e os veículos viraram ponto turístico. Famílias até com crianças tiravam fotos dos blindados e dos militares.

A assessoria da Polícia Militar confirmou que as comunidades da Rocinha e do Vidigal foram totalemente ocupadas às 6h. Dentro de mais alguns minutos, o ocmando da operação deverá fazer um pronunciamento oficial sobre o resultado da operação.
FONTE : NOMINUTO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário