segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bandeiras do Brasil e do Rio são hasteadas na Rocinha:

Bandeiras do Brasil e do Estado do Rio foram hasteadas neste domingo em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Favela da Rocinha. A cerimônia contou com a presença de representantes das forças de pacificação e autoridades, que foram levadas até o local por um blindado da Marinha. Cerca de 500 moradores acompanharam o hasteamento. "Trata-se de uma cerimônia simbólica, porque marca a recuperação do território pelo Estado", disse o capitão de mar e guerra Jonatas Magalhães.


As favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu amanheceram ocupadas pela polícia. Cerca de três mil homens de diversas forças de segurança entraram, por volta das 4h da madrugada deste domingo, no território há décadas dominado pelo tráfico. Cerca de duas horas depois, as comunidades já estavam totalmente ocupadas. Não houve troca de tiros

Bope apreende diversos fuzis

Policiais do Bope encontraram, durante incursão na localidade conhecida como Laboriô, na Rocinha, 13 armas, sendo 11 fuzis 762, um AR 15 e uma escopeta calibre 12. Segundo os agentes, as armas estavam enterradas. Um dos fuzis possuí um desenho de um coelho. Segundo a polícia, a arma 
pertenceria ao traficante Coelho, preso na Gávea na quarta-feira.


Além disso, também foram encontrados 21 mil CDs e DVDs piratas, 4,5 mil peças de roupas, 100 pares de tênis e 1,3 mil brinquedos que eram vendidos de forma irregular. Os policiais civis também encontraram rojões de artilharia antiaérea e radiotransmissores.

Cerca de 10 mil munições, duas mochilas com material para endolação, tabletes de maconha e aparelhos usados em centrais de "gatonet" estão entre as apreensões. O material estava escondido dentro de dois tonéis enterrados.

No Vidigal, 14 máquinas caça-níqueis foram apreendidas. A chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, comemorou a ocupação das favelas. As três comunidades foram dominadas sem troca de tiros.

"Moradores da Rocinha e da cidade do Rio recebem seu território de volta", disse a delegada, que pediu a população que denuncie possíveis criminosos que ainda estejam nas comunidades. "Peço às mulheres que informem a localização de armas, drogas e traficantes". Denúncias podem ser feitas pelos telefones  (21) 2332-9915       e 2253-1155. O anonimato é garantido.

Dezenas de motocicletas foram apreendidas por policiais. Os veículos, que estavam abandonados e atrapalhando a circulação dos militares, são levados da comunidade em caminhões. Há suspeitas de que muitas dessas motos sejam roubadas.
O governador Sérgio Cabral comemorou a chegada da força policial aos morros antes dominados pelo tráfico de drogas. De acordo com Cabral, este domingo é um dia para não ser esquecido.

"Nossa equipe passou horas e horas trabalhando nesta operação, todo mundo tem que agradecer a essas pessoas, pois elas dedicaram suas vidas, os seus trabalhos a essa operação, que só foi possível graças à união das forças públicas que trabalharam para o bem comum. Creio que esse é um dia histórico e emocionante para todo o Brasil", afirmou.

O governador reiterou que a entrada definitiva da polícia nas comunidades vai ajudar os moradores da região. "Nós estamos recuperando esse território para os 100 mil moradores da Rocinha, pessoas que precisavam de paz".
O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, fez questão de exaltar o trabalho dos policiais que atuaram na tomada da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu. De acordo com ele, o trabalho não tem data para terminar e o importante é devolver dignidade aos moradores da região. Beltrame ainda elogiou o trabalho realizado em conjunto.

"Foi uma ação combinada com instituições às quais serei eternamente grato. Sem essa filosofia de trabalhar, não seria possível fazer o que se fez hoje, oficialmente entregando áreas que há 30, 40 anos estavam na mão de um comando, um império paralelo", disse.


Beltrame não confirmou se a casa do traficante Nem, localizada neste domingo, servirá como base da UPP. “Não vamos utilizar a tomada desta residência como troféu. Se acharmos que a casa do Nem servirá como ponto para a instalação da UPP, assim será feito, mas se tivermos outro ponto também poderá ser nesse ponto. Ainda vamos avaliar”
Pelo menos dois Caveirões foram impedidos de subir as favelas por causa do óleo na pista jogado por traficantes. Num dos acessos à Rocinha pela Estrada da Gávea, policiais tiveram que pedir o auxílio da Unidade de Intervenção Tática do Bope para jogar areia na pista e facilidade a movimentação do blindado. No caminho foram encontradas ainda várias motocicletas queimadas.
Casas de bandidos são encontradas
As casas dos traficantes Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, e Sandro Luiz de Paula Amorim, o Peixe, foram localizadas neste domingo por policiais do Bope na Favela da Rocinha. Nem foi preso na madrugada da última quinta no porta-malas de um carro. A polícia também localizou imóvel de Danubia de Souza Rangel, mulher do bandido. A residência conta com uma bela vista da comunidade. Já a casa luxuosa de Peixe tem piscina, hidromassagem, churrasqueira e um grande aquário na sala. O criminoso foi preso na última quarta-feira, na Gávea, quando tentava fugir escoltados por policiais.
Fonte: Jornal O Dia

1º CPA Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário