segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Polícia ocupa o morro Pavão-Pavãozinho para instalar UPP

Secretaria de Segurança confirma que esta é a quinta unidade da cidade. Setenta policiais do Bope e do BPChoque estão na favela em Copacabana.
Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Um helicóptero da polícia está desembarcando, na manhã desta segunda-feira (30) policiais militares no alto do morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Visite o site do RJTV

De acordo com o relações-públicas da PM, capitão Ivan Blaz, os policiais iniciam a ocupação da comunidade para a futura instalação de um posto da Unidade da Polícia Pacificadora (UPP).

Os policiais contam com o apoio de veículos blindados. Cerca de 70 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BPChoque) estão no local.

No início da ocupação, houve troca de tiros entre policiais e traficantes, e o estouro de uma granada. Dois suspeitos foram detidos.

"A primeira etapa é a de imposição de paz, com força. A etapa que o Bope vai cumprir por pelo menos 15 dias. Depois é a manutenção da paz, com PMs recém-formados, que farão a ocupação permanente. São policiais novos, sem vícios", disse o comentarista de segurança da TV Globo, Rodrigo Pimentel

Por causa dos tiros, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foram interrompidas para que os 500 operários não corressem riscos. De acordo com a Secretaria estadual de Obras, os funcionários foram dispensados do trabalho no turno na tarde. O trabalho só será retomado na manhã de terça-feira (1º), se a situação estiver tranquila na comunidade.

A Secretaria de Segurança Pública confirmou que esta é a quinta UPP a ser instalada em comunidades da cidade. Já existem no Morro Santa Marta, em Botafogo, no Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme, na Zona Sul, na Favela do Batan, em Realengo e Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário