terça-feira, 8 de novembro de 2011

Reagir? Quando? Como? Aonde?

Em: Armas de FogoReflexão
Todos os policiais devem refletir permanentemente sobre sua postura fora de serviço, principalmente frente à possibilidade de ocorrências como roubos e sequestros. Primeiro, é preciso pensar se o porte de arma de fogo fora de serviço é algo adequado – abrindo mão da noção absoluta que a maioria de nós tem sobre o porte fora de serviço, que não admite que o policial ande desarmado. Se a decisão é para andar armado, pergunta-se: em que circunstâncias isto deve ocorrer? Qual o preparo, físico, psicológico e técnico, que o policial possui para isto?
As duas recentes notícias abaixo demonstram que nem sempre o policial armado pode se salvar de determinados atentados, podendo a arma, ou seu emprego inadequado, ser o motivo da tragédia, embora saibamos que existem circunstâncias em que o correto emprego da arma de fogo pode, sim, ser salutar:
Bombeiro é baleado três vezes em roubo a moto
Um sargento do Corpo de Bombeiros foi baleado ontem à tarde durante assalto da Estrada de Santa Inês, em Mairiporã, Grande São Paulo. Ele recebeu três tiros – no abdome e nas costas – e foi internado em estado grave. Quatro ladrões roubaram a arma e a moto do policial. O veículo foi abandonado.
***
Tiroteio deixa policial e ladrão de caixa mortos
O policial civil José Maria de Oliveira e Silva, de 57 anos, foi morto a tiros quando tentava evitar que bandidos fugissem com o dinheiro do caixa eletrônico de um banco em Jumirim, a 157 km de São Paulo. Um bandido também morreu e outro foi baleado na troca de tiros. Outros ladrões fugiram.
Uma boa prática é realizar estudos de caso e se colocar em situações de perigo mentalmente, simulando previamente as atitudes a serem tomadas. Fazer grupos de estudo de ocorrência com colegas de profissão e atentar sempre para os métodos utilizados pela criminalidade é também uma iniciativa razoável de antecipação. Quem acha que a condição de policial permite o porte de arma indiscriminado e imprudente precisa tomar cuidado – sua vida e das pessoas que lhe cercam estão em risco.
Abordagem Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário