segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PM localiza mansão e carro de luxo que seriam de membro do PCC

Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

A Polícia Militar (PM) localizou uma mansão nas proximidades da rodovia Constâncio Cintra, em Itatiba, interior paulista, em nome de Gelson Gomes, o Gelsinho, apontado pela policia como o chefe do tráfico na região e integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação faz parte da Operação Saturação, ocupação da PM na favela São Camilo, periferia de Jundiaí, interior de São Paulo
A polícia acredita que Gelsinho mantenha forte ligação com o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro. Os irmãos são suspeitos de participar dos ataques da facção criminosa contra órgãos públicos, ônibus e policiais em 2006. Ele e o irmão Gilson Gomes foram presos em 9 de setembro na favela São Camilo.
Ainda em Itatiba, na garagem do imóvel, a policia encontrou um automóvel Mercedes Benz, modelo SLR 200, que está em nome de outro presidiário. Segundo os promotores do Gaerco, há indícios que o veículo foi adquirido por Gelsinho.
Outra chácara, cuja propriedade a polícia atribui a Gelsinho, fica no bairro Pinhal, em Cabreúva, e foi identificada no último sabado. A propriedade ocupa 12 mil m² e tinha um cômodo no subsolo ao lado da piscina. O local, de 6 m² por 1,5 m de altura, possuía uma entrada falsa e um elevador improvisado com um motor de portão.
De acordo com a Policia Civil, por questões de segurança os detidos e o resultado das apreensões estão sendo registrados na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) e e depois serão encaminhados à capital paulista.
Segundo o coronel Eduardo José Félix de Oliveira, comandante da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) da capital, o objetivo da ação, comparada pelo militar com as operações efetuadas nas favelas de Paraisópolis e Heliópolis, na capital paulista, é a captura de procurados da Justiça e busca de entorpecentes através de patrulhamento e bloqueios.
"Estamos fazendo um levantamento de informações sobre a ramificação do tráfico de drogas", disse o coronel. Conforme ele, todas as casas e comércio no favela estão sendo vistoriadas. O ônibus que opera na localidade é constantemente parado e os passageiros são revistados.
Além dos imóveis e do carro de luxo, 320 kg de drogas foram apreendidas, 21 pessoas foram presas, dois laboratórios de fabricação de crack e refino de cocaína, armamento e munições de diversos calibres foram encontrados.
Um homem com cerca de 25 anos, que ainda não teve o nome divulgado, foi morto por disparos policiais ao tentar fugir na noite de sexta feira com uma mochila com 4 kg de maconha, 1 kg de cocaína e 200 gramas de crack.
Uma mulher e uma adolescente foram presas em um barraco na favela onde a cocaína era processada e embalada. Outra mulher foi interceptada na rodovia Anhanguera com R$ 18 mil destinado a um 'contador' do tráfico.
A chegada dos 480 homens fortemente armados, 130 viaturas e o sobrevoo de helicópteros da Policia Militar sobre as vielas estreitas do São Camilo começou às 6h do ultimo dia 23 de setembro e deve prosseguir por tempo indeterminado.
O grupo de militares é composto pela Rota, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Comando de Operações Especiais (COE), Regimento de Policia Montada, Grupamento Aéreo e Grupo de Atuação Especial de Repressão Contra o Crime Oreganizado (Gaerco).
O 'quartel general' fica dentro da favela, próximo a uma igreja e da Pastoral da Criança. Na base operacional são discutidos os passos da equipe e as imagens captadas dos helicópteros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário