segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Acusado de espancar jovem, comandante da PM é afastado em SE

Vivianne Paixão
Direto de Aracaju

O universitário Paulo Ítalo Lacerda Pontes, 20 anos, acusa o comandante do Policiamento Militar de Aracaju, coronel Maurício Iunes, de tê-lo submetido a sessões de tortura. O crime teria acontecido na madrugada de sexta-feira, motivado porque o jovem estava em companhia da filha do militar, uma adolescente de 14 anos. Diante das acusações, o secretário de Segurança Pública do Estado, João Eloy, decidiu afastar nesta segunda-feira o comandante Iunes, que já havia colocado seu cargo à disposição.
Segundo o relato do jovem, tudo começou quando o comandante o encontrou conversando com a filha do militar dentro do carro e levou ambos para sua residência. Lá, o jovem afirma ter sido espancado e torturado psicologicamente, sob a mira de um revólver. Depois, Iunes levou o rapaz para a Delegacia Plantonista, alegando que ele teria estuprado a sua filha.
"Ele algemou meu filho, tirou a chave do carro dele e o levou para sua casa, na Atalaia, onde ele passou uns 40 minutos só espancando e ameaçando. Deu várias coronhadas na cabeça dele. Disse que já tinha matado vários e matar mais um não faria diferença. Nem fardado ele estava. Não aceito isso, meu menino não bebe, não fuma, não usa drogas, é um rapaz de boa índole", disse a mãe de Paulo, Maria das Graças Lourdes Pontes.
O secretário da Segurança de Sergipe ainda determinou ao comandante-geral da PM que instaure sindicância para apurar os fatos conforme a legislação militar, assim como também ordenou à Coordenadoria de Polícia Civil da Capital a instauração de inquérito policial para apurar eventual prática ilícita.
O comandante Iunes será substituído pelo coronel Salvador Braulino Sobrinho, atual diretor do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário