terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Concurso da Polícia Federal 2012


Muito bem aspirantes, vamos ao que interessa.
A REALIDADE é que as notícias do edifício SEDE, o legendário “Máscara Negra”, dão conta de mais de mil vagas. Dessas, será 500 APFs, 350 EPFs, 150 DPFs, 50 PPFs e 50 PCFs. E aqui vai uma opinião pessoal, que é a estranheza pelas 500 vagas (EPFs e DPFs) para cargos eminentemente cartorários, que não representam, pelo menos em princípio, contingente de CAMPO, que é o mais necessário no que diz respeito ao controle de fronteiras.
Enfim, sigamos adiante. O concurso deve ter uma celeridade maior que os anteriores, uma vez que a exigência de diversas agências internacionais participantes dos próximos eventos que ocorrerão no Brasil, é que o nível de segurança seja razoavelmente aumentado. Inconcebível é a quantidade atual de policiais, por exemplo, no controle migratório de um Aeroporto como o Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Isso, sem contar a presença inexplicável de terceirizados em funções tipicamente de funcionários públicos. Intrigante é o fato de que os gastos com os terceirizados, em muitos casos, superam o gasto que seria feito com servidores de carreira.
Os professores já estão recrutados, até mesmo porque a Academia Nacional de Polícia tem um banco de cadastrados, que funciona de forma permanente, até mesmo porque durante o ano, diversos cursos são oferecidos na ANP para os policiais já antigos.
Os aspirantes devem ficar atentos ao treinamento físico. No último concurso acompanhei a odisséia de dois candidatos aprovados na prova intelectual, e que deixaram para treinar apenas depois da realização desta prova. Tal conduta mostra-se um erro grave para as pretensões dos “rookies”, pois a exigência física tem se tornado um grave empecilho para os pretendentes à temporada de quatro meses em Sobradinho, DF, onde fica a Academia Nacional de Polícia.
Saibam todos que o curso de formação deve ser mentalizado desde já. É uma etapa sensível na qual meio ponto em uma nota pode significar a distância entre São Paulo e a mitológica “Cabeça do Cachorro”. Provas sucessivas, internato, pressão...saudades de casa e quase nenhuma possibilidade de irem para seus estados de origem em um primeiro momento. Tenham isso no coração. Não é para qualquer um.
Continuarei mantendo vocês informados.
Hoo Yah!!

Anjo da Noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário