domingo, 24 de abril de 2011

RESUMO DA REUNIÃO DAS ENTIDADES E REPRESENTANTES PARLAMENTARES COM OS COMANDANTES DA PM E BM.

No dia de hoje (quarta 20/04) as entidades representativas de classe (ASCOBOM, CSCS, ASPRA, AOPM, COPM E UMMG), o Deputado Estadual Sargento Rodrigues e o Vereador CABO JÚLIO se reuniram com o Comandante-Geral da Polícia Militar Coronel Renato e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Coronel Silvio para tratar assuntos de interesse da classe, veja os pontos discutidos:
AUMENTO SALARIAL:
Ficou esclarecido aos comandantes que a Assembléia Geral é uma forma de mostrarmos o descontentamento da tropa com os salários, e que o ideal seria de que não fosse necessário que houvessem tais coisas, mas as conquistas salariais só vieram quando demonstramos a nossa insatisfação com os salários.
As entidades e parlamentares tem a entrada franqueada como representantes de classe nos quartéis para convidar a tropa para a assembléia.
Que todo e qualquer beneficio sera estendido igualmente aos inativos e pensionistas mantendo a paridade salarial.
Juntos discutiremos com o governo o processo de recomposição salarial, ou seja, que reafirmamos nosso pleito em ter um piso de 4 mil reais, estando abertos a discutir a forma de concessão ( uma vez, duas, tres vezes, etc).
A recomposição salarial deve ser na forma de aumento salarial linear, não aceitando penduricalhos (abonos).
Será enviado hoje ou segunda feira para a Assembléia Legislativa um projeto de lei que determinará que todo e qualquer aumento salarial concedido aos militares deverá alcançar os funcionários civis da PM.
Está em estudo algumas formas de beneficio salarial para a tropa:
* Gratificação por atividade extra
* Abono compensatório para os reformados no mesmo valor que o abono de produtividade.
TRANSFERÊNCIAS
Questionado sobre as transferências que assolam a vida do militar, o comandante da PM afirmou que os comandantes regionais tem autonomia para as transferências, mas que casos em que são nocivos a familia, excetuados aqueles casos extremos oriundos de desvios graves, devem ser levados ao comandante geral que reavaliara cada caso.
Que não é sua intenção destruir lares nem prejudicar os militares.
CLARO NA CORPORAÇÃO
Os comandantes infomaram que o governo já autorizou abertura de novo concurso para a PM e BM.
O comandante do Corpo de Bombeiros informou que está analisando a possibilidade do bombeiro, a exemplo da PM, exigir 3º grau.
RELACIONAMENTO COM OS REPRESENTANTES
O Comandante da PM reclamou que "algumas pessoas" (eu principalmente) acham que tudo que acontece de ruim na PM é culpa dele. Que na maioria dos casos ele não tem conhecimento ou não foi ordem dele.
Que deseja estabelecer uma relação de respeito mútuo com todos os representantes de classe, e que está aberto a receber qualquer problema da tropa.

MINHA ANALISE SOBRE A REUNIÃO:
Foi uma reunião com todos os representantes de classe. Eu disse claramente ao Comandante da PM que conhecia dois "renatos", um que estava nessa reunião que estava aberto ao dialogo e preocupado com a questão salarial, e outro que permitia ainda que por omissão "maldades com seus comandandos". Ele disse que esta aberto a receber todos os problemas e que muitas vezes leva a culpa por ato de outra pessoa que toma uma atitude.
Dois problemas foram muito reclamados por vários representantes. A postura arrogante, má e carrasca do Coronel Carvalho, CPE, e o tratamento diferenciado nas punições de praças e oficiais onde foi citado como exemplo o caso do Coronel que estava namorando com a viatura e foi roubado. O Coronel Renato disse que este caso foi apreciado pelo comandante anterior e quando assumiu o comando a punição administrativa de um balão de 8 dias já havia sido aplicada.
Eu disse que estou apto a ser parceiro, mas jamais subserviente, e não abro mão da minha prerrogativa de questionar atitudes que sejam prejudiciais a tropa de modo geral.
Estamos aguadando uma agenda com o governo para discutir a questão salarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário