sábado, 27 de novembro de 2010

Clima é tenso no entorno do Conjunto de Favelas do Alemão

Blindado do Exército no local tem motores ligados na entrada da comunidade.
Polícia e Forças Armadas cercam a favela desde de sexta-feira (26).

Blindado posicionado na entrada do Morro do Alemão (Foto: Henrique Porto/G1)

O clima é tenso no entorno do Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio, neste sábado (27). A polícia e as Forças Armadas cercam o local desde sexta-feira (26). Foi para lá que mais de cem criminosos fugiram após a ocupação da Vila Cruzeiro na quinta-feira (25).

Um dos blindados do Exército está embicado numa das entradas da comunidade de motor ligado. A polícia deu um ultimato para que os traficantes se entreguem e avisou que podem ocupar o local a qualquer momento.

Na comunidade foi montado um local para receber criminosos que queiram se render. Ele fica na esquina entre as ruas Joaquim de Queiroz e Itararé.

Comércio fechado

Nas ruas do bairro há pouco movimento de moradores e carros e parte do comércio está de portas fechadas. Ônibus circulam com pouca frequência.

Chama a atenção a presença ostensiva de homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Exército que, em ação conjunta, têm revistado veículos e alguns moradores que circulam próximo dos acessos à favela. Até caminhão de lixo tem sido revistado.

A Rua Paranhos, uma das principais ligações entre os bairros da Penha e Olaria, foi fechada ao trânsito. No local, estão apenas homens e carros da Polícia Civil, além de soldados e um jipe do Exército.

Chefes do tráfico presos

Mais cedo, dois homens foram baleados e presos ao furar o cerco no local. Segundo a polícia, eles eram chefes do tráfico na área e estariam envolvidos na queda do helicóptero da corporação no ano passado.

Algumas pessoas foram detidas. Entre elas um homem que, ao ser abordado, admitiu ser foragido da Justiça. A polícia apreendeu ainda uma mochila com cerca de 30 mil dólares.

De acordo com a Secretaria de Segurança, dez homens presos por envolvimento com os ataques no estado foram transferidos para presídios federais neste sábado.

Fonte: G1 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário