quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Jovem de 15 anos e com uniforme escolar é detida com fuzil em Copacabana

Ela estava num ponto de ônibus e teria sido obrigada a carregar a arma. Além dela, dois homens foram presos perto de acesso à favela.
Cláudia Loureiro Do G1, no Rio

Uma menor de 15 anos, vestida com uniforme escolar, foi detida na manhã desta quinta-feira (3) com um fuzil 556 carregado com 19 munições na Rua Sá Ferreira, próximo ao acesso à Favela Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Além dela, dois homens foram presos. Eles são suspeitos de terem obrigado a menor a carregar o fuzil.

Os três estavam num ponto de ônibus na Rua Sá Ferreira próximo ao acesso à favela do Pavão-Pavãozinho. Policiais desconfiaram da movimentação e passaram a observar o grupo. Na 13ª DP (Ipanema), a jovem contou que foi obrigada a segurar a arma em uma sacola enquanto os dois aguardavam a chegada de um ônibus. O objetivo era não chamar atenção da polícia que cerca a região desde segunda-feira.

Policiais do 19º BPM (Copacabana) desconfiaram da ação e abordaram os três. A jovem disse ainda que a arma seria levada para o Morro da Chatuba, na Penha, subúrbio.

"Desconfiei de um dos sujeitos porque ele falava palavras ao vento, não olhava para ninguém, e a menor aparentava nervosismo. Além disso, isso era por volta das 10h30 achei estranho ela nao estar na escola. Ela disse que a bolsa não era dela, que iria levá-la para uma amiga numa praça perto dali. Pedi para acompanhá-la e quando a gente se distanciou dos caras no ponto ela ficou mais nervosa. Aí ela falou que não queria ir presa. Pedi pra ela abrir a bolsa e ela contou que foi coagida a segurar o fuzil", contou o cabo Renato Vidal, responsável pela prisão.

Para o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Rogério Seabra, é cada vez mais comum traficantes usarem pessoas de bem para desviar a atenção da polícia.

"Eles não hesitam em utilizar a população de bem. Um dos deveres da polícia é observar a movimentação da população e trazer sensação de segurança para a comunidade. A abordagem dos policiais foi correta".

Segundo a delegada Monique Vidal, o caso ainda está sendo investigado. Ela não confirma que a adolescente foi coagida. "Um dos presos que estava junto com ela disse que ela tem um namorado na Chatuba".

A jovem será levada para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

A movimentação na manhã desta quinta-feira é tranquila perto do Pavão-Pavãozinho. A polícia segue ocupando a região.

Bomba caseira e ônibus incendiado

Na quarta-feira (2), suspeitos jogaram uma bomba de fabricação caseira na Rua Raul Pompéia, em Copacabana. De acordo com testemunhas, o alvo seria um ônibus da linha 455, da Viação Verdun. O artefato, porém, não atingiu o veículo, e ninguém ficou ferido. A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança de um supermercado.

No dia anterior, um ônibus foi incendiado em Copacabana. Um jovem de 18 anos foi preso e dois menores apreendidos no Jardim de Alah, na Zona Sul. Com eles foram encontrados uma granada e quatro litros de gasolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário