segunda-feira, 9 de abril de 2012

CPI DO JOGO DO BICHO NA CMBH

Vereador CABO JÚLIO(PMDB) protocoliza requerimento que cria CPI do JOGO DO BICHO em Belo Horizonte 
Protocolizado na tarde desta segunda-feira (09/04), com 18 assinaturas, requerimento nº 268, que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o jogo do bicho na capital. 
O autor do requerimento, Vereador CABO JÚLIO, levou em conta reportagem de capa do jornal HOJE EM DIA, do último domingo (08/04), intitulada: “BH, CIDADE ABERTA PARA OS JOGOS DE AZAR” em que mostrou o mapeamento do jogo do bicho na capital. 
O objetivo é verificar se as atividades ilícitas colocam em risco a vida dos usuários desses estabelecimentos além de propor uma legislação mais rígida no município. De acordo com CABO JÚLIO, o assunto é relevante e de interesse público. “Com a prisão de contraventores conhecidos no cenário nacional, como Rio e Goiânia, BH já é rota de fuga”, afirmou. 
Para o Vereador, o jogo do bicho é apenas um iceberg. “Por trás dele, estão os caça níqueis, o vídeo poker, o tráfico de drogas e o tráfico de armas. Vamos convocar os barões do jogo do bicho para depor, ainda que coercitivamente”, disse. 
Prisões 
No dia 13 de março, a polícia federal prendeu 13 pessoas acusadas de integrar a cúpula do jogo do bicho no Rio. Entre os presos estava o patrono da escola de samba Beija-Flor, Anísio Abrahão Diniz. Dois meses antes, em janeiro (11), Diniz havia sido preso por crimes ligados à contravenção e por formação de quadrilha, por estar acompanhado de um policial civil armado que fazia sua segurança. 
No dia 29 de fevereiro, a polícia federal de Goiás prendeu o contraventor Carlinhos Cachoeira, pivô da crise envolvendo o Senador Demóstenes Torres (DEM,) e mais 34 envolvidos em um grande esquema de jogo do bicho e de exploração de máquinas caça-níqueis em quatro Estados e no Distrito Federal, conhecido como operação Monte Carlo. Entre os presos, dois delegados da PF, seis delegados da Polícia Civil e cinco oficiais da Polícia Militar de Goiás, além de soldados, agentes e servidores públicos, um deles do Poder Judiciário. 
Em março (01), a Câmara Municipal realizou audiência pública requerida por CABO JÚLIO para discutir a omissão do poder público no combate ao jogo do bicho na capital.

Blog do Cb Júlio