quinta-feira, 14 de abril de 2011

Deputado rebate alegações da PM para transferência de policiais

A alegação de "necessidade de serviço" para justificar transferências de policiais militares para outras cidades encobre, em muitos casos, o real motivo da mudança, que é o desejo de punição contra esses policiais por parte dos chefes de batalhões. Esta conclusão é do deputado Sargento Rodrigues (PDT), autor do requerimento que motivou uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para tratar desse assunto. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (14/4/11).
A audiência foi solicitada para discutir a transferência do 3º sargento Agnaldo Pereira da Silva, de Matozinhos para Unaí, e do cabo Alexandre Dias Félix, também de Matozinhos para Poços de Caldas. Segundo o corregedor da PM, coronel Hebert Fernandes Souto Silva, ambos foram transferidos porque nas cidades de destino o efetivo policial está defasado, mas revelou que os dois também são alvos de denúncias de que estariam realizando "bicos" como seguranças privados.
Famílias - Durante a reunião, atendendo a requerimento de Sargento Rodrigues, as esposas dos militares foram ouvidas pela comissão. Elas relataram o drama que cada família passou a viver depois da comunicação da transferência. "Não entra na minha cabeça ver meu marido protegendo pessoas em outra cidade e deixando a própria família desamparada", disse Marcilene Pereira da Silva, mulher do cabo Alexandre. Angélica de Araújo Costa, esposa do 3º sargento Pereira, disse que não tem como largar os dois empregos e a faculdade em Matozinhos para acompanhar o marido em Unaí, pois o salário dele não é suficiente para pagar as contas da família.
Ao deixar clara sua posição favorável à punição de militares que cometerem delitos, Sargento Rodrigues ponderou que essa punição deve ser proporcional, o que não estaria sendo o caso. "Estão destruindo as famílias, que na própria Constituição Federal é definida como a base da sociedade e deve ter proteção especial por parte do Estado", destacou. Segundo o parlamentar, policial que faz "bico" não pratica extorsão nem se envolve com traficantes. "O que ele quer na prática é uma renda complementar para lhe dar melhores condições de cuidar de sua família", explicou.
Questionado pelo presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), sobre a transferência do major Antônio José Zinato de Belo Horizonte para Uberaba, o corregedor explicou que o militar foi promovido e que na cidade do Triângulo Mineiro havia carência de oficiais com sua patente.
Associação pede gestão mais eficaz de recursos humanos na PM

O deputado Sargento Rodrigues e o subtenente Luiz Gonzaga Ribeiro, da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra), cobraram do comando da PM uma nova postura, que considere os policiais não como números, e sim como pessoas. Ribeiro falou da necessidade de uma gestão mais eficaz de recursos humanos na Polícia Militar, em lugar de deixar todo o poder nas mãos dos chefes dos batalhões. Segundo ele, há praças interessados em se mudar para todos os lugares do Estado, por isso não é necessário transferir pessoas sem a vontade delas.
Sargento Rodrigues também questionou o fato de não haver qualquer processo de sindicância aberto para investigar a conduta dos dois policiais transferidos. Um processo daria aos acusados a oportunidade de defesa, mas sua inexistência os deixa incapazes de se proteger contra o argumento de "transferência por necessidade de serviço", definido pelo deputado como "maquiagem". O direito de defesa também foi ressaltado pelo membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG, Joaquim Urbano. Rodrigues disse ainda que em 31/3/11 recebeu informações do chefe de Recursos Humanos da 2ª Divisão de Vespasiano, Gilson Gomes Lima, segundo as quais a região, que inclui Matozinhos, tem uma defasagem de 18 sargentos e subtenentes, além de oito cabos e soldados. O corregedor da PM respondeu que quem deu essas informações não conhece a realidade do efetivo no Estado.
O deputado Durval Ângelo (PT) citou outras reuniões em que o tema foi debatido na Assembleia. Ele lembrou o caso do cabo Robert Martins de Barros, punido pelos seus superiores por ter procurado a Comissão de Direitos Humanos em junho de 2010 a fim de denunciar que estaria sendo vítima de assédio moral. Durval leu um parecer da Procuradoria da ALMG demonstrando a ilegalidade da punição. O ouvidor de Polícia de Minas Gerais, Paulo Vaz Alkimin, reiterou que qualquer policial tem o direito de fazer representações contra seus superiores.
Sargento Rodrigues afirmou que continua aguardando posicionamento em relação à transferência dos PMs. "Que o comando busque solução para que não tenhamos que realizar outra audiência pública para tratar do assunto", finalizou.
Manifestação de PMs - O deputado Durval Ângelo criticou as notícias divulgadas pelos veículos de imprensa de Belo Horizonte, sobre a manifestação de Policiais Militares e Bombeiros, realizada na ALMG na quarta (13), para reivindicar melhorias nos salários. De acordo com o deputado, houve problemas na liberação da cancela para os manifestantes, mas a responsabilidade não foi dos policiais legislativos.
Requerimentos - Foram aprovados requerimentos de Durval Ângelo solicitando o envio das notas taquigráficas da reunião para o corregedor-geral e o comandante-geral da PMMG, ao procurador de Justiça Militar, ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e Defesa dos Direitos Humanos e de Apoio Comunitário e à Ouvidoria de Polícia.
Sobre o caso do cabo Robert, foi aprovado um requerimento pedindo o envio do parecer da Procuradoria da Assembleia aos mesmos destinatários e ainda à Aspra e ao Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Minas Gerais (CSCS) e outro encaminhando uma manifestação de protesto ao comandante-geral da PMMG.
A comissão aprovou ainda requerimento do deputado Sargento Rodrigues pedindo a realização de uma audiência pública para ouvir o corregedor da PM, coronel Hebert Fernandes Souto Silva, e o comandante da 5ª RPM de Uberaba, coronel Laércio dos Reis Gomes. O deputado pretende receber esclarecimentos sobre denúncias de assédio moral, sexual e improbidade administrativa encaminhadas ao comandante-geral da PM. Para a reunião, Sargento Rodrigues pediu que seja convocado o major Ivan Tavares, comandante da 3ª Cia. Independente de Iturama, alvo das denúncias.
Outro requerimento aprovado é do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB). Ele solicita uma audiência pública conjunta com a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social para debater o relacionamento entre o Judiciário Trabalhista, o Ministério Público e o Ministério do Trabalho e Emprego com o movimento sindical mineiro.
Presenças - Deputados Durval Ângelo (PT), presidente; Sargento Rodrigues (PDT), Elismar Prado (PT), Rogério Correia (PT) e André Quintão (PT). Participou ainda, além dos citados na matéria, o representante do CSCS, José de Arimatéia
Fonte: Jusbrasil.com.br

TRAIÇÃO, IRRESPONSABILIDADE E DESCASO DO CORONEL RENATO COM A TROPA.

                                                                 

           x


"PEDE PRA SAIR RENATO, PEDE PRA SAIR.
O SENHOR É UM FANFARRÃO. O SENHOR NÃO COMANDA NADA. O SENHOR COMANDA UM MONTE DE POLICIAIS COM UM SALÁRIO MISERÁVEL E NÃO FAZ NADA. PEDE PRA SAIR, RENATO, PEDE PRA SAIR".
Durante o encontro dos militares na praça da Bandeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), CABO JÚLIO declarou considerar um desrespeito o Comando Geral da PMMG não enviar batedores para acompanhar a caminhada. “O comando mandou coronéis do CPE e não mandou policiamento preventivo. Vi colegas da passeata fazendo o trabalho que deveria ser da PM”, desabafa o Vereador. Ele afirma ainda que o governo precisa ter sensibilidade com relação as reivindicações. "Se o movimento começou com quase dez mil adeptos, imagina o que isso não pode virar? O bicho vai pegar”, desabafa.
Inexplicavelmente quando os cerca de 8 mil policiais e bombeiros começaram a caminhada pelas ruas da cidade a única viatura de trânsito se retirou do local, depois de receber ordens superiores.
A passeata percorreu ruas e avenidas de grande circulação de veículos como Avenida do Contono, Avenida Amazonas, Avenida Olegário Maciel. Vários cruzamentos foram percorridos.
Os batedores foram os próprios colegas que estavam de motos.Se algum atropelamento acontecesse ou acidente a culpa seria dele.
A IRRESPONSABILIDADE DO CORONEL RENATO TROUXE TRANSTORNO PARA A POPULAÇÃO QUE NÃO VIU BATEDORES DA POLICIA MILITAR. 

Blog do CB Júlio

POLICIAIS E BOMBEIROS FAZEM A MAIOR PASSEATA DE TODA A HISTÓRIA.

CAMPANHA SALARIAL 2011 MAIS FORTE DO QUE NUNCA!!!!!!!!
"Foi uma das manifestações mais bonitas desde o movimento de 1997", gritou CABO JÚLIO emocionado em cima do carro de som. 
Policiais e bombeiros, da ativa, reserva e reformados, praças e oficiais demonstraram união e força na primeira manifestação da campanha salarial 2011. 
Cerca de oito mil pessoas participaram da caminhada que tomou conta das ruas centrais da capital mineira, na tarde desta quarta-feira (13/04). Trinta ônibus de diversas regiões do Estado estacionaram nas proximidades do Clube dos Oficiais (COPM), região oeste de Belo Horizonte, onde deram início as deliberações da campanha salarial. 
Deliberações 
No final do encontro foram entregues as deliberações da classe para o assessor da presidência da casa legislativa, Júlio Perón. Entre as reivindicações está o piso de quatro mil reais e o pagamento do abono compensatório ao bônus de produtividade para os militares da reserva, reformados e pensionistas do IPSM. 
Outro ponto colocado no documento de reivindicações é a promessa feita pelo governador Antônio Anastasia, no dia 04 de setembro de 2010, em que ele declara, durante campanha eleitoral, para os presidentes das entidades de classe, de que faria da PMMG e do CBMG o 3º melhor salário do país. 
A próxima assembleia geral unificada acontecerá no dia 11 de maio, no Clube do Oficiais. PARTICIPE E TRAGA TODA SUA FAMÍLIA, NOSSA META SÃO 20 MIL PESSOAS NA PRÓXIMA PASSEATA.


Cabo Júlio, Renata Pimenta (Blog da Renata) e Cabo Coelho Presidente do CSCS. 

Ginásio lotado
Deliberação pelo piso de 4 mil reais.
Cabo Júlio falando na assembléia.
Lotado
Inicio da passeata
A multidão ganha corpo.


Avenida Augusto de Lima




Avenida Olegário Maciel
Praça da Assembléia.





Realização: ASCOBOM, CSCS, ASPRA, AOPM, UMMG, COPM, Vereador CABO JÚLIO e Deputado Sargento Rodrigues
Blog do Cb Júlio